Mato Grosso

Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Dsei registra Boletim de Ocorrência de furto contra índios Karajás em São Félix do Araguaia

Os indígenas cobram a presença do Secretário da Secretaria Especial da Saúde Indígena

Agência da Notícia com Redação

18/10/2014 - 08:18 | Atualizada em 18/10/2014 - 09:44

Dsei registra Boletim de Ocorrência de furto contra índios Karajás em São Félix do Araguaia

Os índios levaram os veículos do DSEI para Aldeia Karajá

Foto: Repórter do Araguaia

Os indígenas que sequestram um caminhão, veículos e dois barcos do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) localizado em São Félix do Araguaia, serão investigados pela Polícia Judiciária Civil, após o órgão ter lavrado um Boletim de Ocorrência de furto contra os indígenas da aldeia Fontoura localizada na Ilha do Bananal que fica entre os Estados de Mato Grosso e Tocantins.

Os índios mantiveram refém por quatro dias o coordenador do Dsei, Milton Martins de Souza que conseguiu fugir na última segunda-feira (13-10) com auxilio de funcionários da unidade. Em represália, os índios sequestraram os bens do polo.

Os indígenas cobram a presença do Secretário da Secretaria Especial da Saúde Indígena alocada no Ministério da Saúde, porém o mesmo não chegou a um acordo para uma reunião com os manifestantes. Eles cobram melhorias na saúde, e afirmam que crianças e idosos estão morrendo na aldeia, devido o descaso e precariedade com saúde.

Eles alegam que o governo federal tem abandonado os indígenas, sem dar a devida assistência, por isso tem em mãos várias certidões de óbitos de crianças que morreram devido à falta de atendimento.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp