Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

''Péssima imagem da Câmara refletiu nas urnas'', diz analista

Para Alfredo Menezes, escândalos são um dos fatores que influenciaram voto do eleitor

Agência da Notícia com Mídia News

20/10/2014 - 15:25

 Nas eleições proporcionais deste ano, seis vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá foram candidatos, tanto a vagas na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal. Todos, no entanto, tiveram frustrações nas urnas.

Com candidatos a deputado estadual enfrentaram as urnas Renivaldo Nascimento (PDT), Marcrean dos Santos (PRTB), Adevair Cabral (PDT), Adilson Levante (PSB), e Allan Kardec (PT). O médico Ricardo Saad (PSBD) tentou uma vaga na Câmara Federal.

Para o historiador e analista político Alfredo da Mota Menezes, a explicação é simples: reflexo da imagem do Parlamento Municipal dos últimos anos.


Kardec não concorda com Menezes: Câmara reverteu imagem “Foi uma série de fatores que jogou a opinião pública da Baixada Cuiabana e região contra a Câmara. E, querendo ou não, é da Baixada o maior colégio eleitoral de Mato Grosso. É aqui que os vereadores eleitos para a Assembleia, por exemplo, faziam votos”, disse o analista.

Segundo Menezes, era comum que vereadores deixassem seus mandatos pela metade na Câmara para assumirem a cadeira na Assembleia, o que não ocorre há duas eleições.

“Desde os escândalos envolvendo o ex-vereador Ralf Leite ou ainda a cassação de Lutero Ponce e, mais recentemente, de João Emanuel, fez com que a Câmara vez ou outra aparecesse na mídia negativamente. De lá para cá, essas notícias, envolvendo a Presidência, com supostos esquemas de corrupção, e operações como a Aprendiz sujou ainda mais a imagem”, completou Menezes.

“Se você fizer uma pesquisa rápida, vai lembrar que a Câmara de Cuiabá elegia e elegia muito. Dentinho, Roberto França, Carlos Brito, Chica Nunes e mais recentemente Deucimar Silva, como suplente, são apenas alguns exemplos. E hoje? Acredito que a restauração da Casa, como poder sério e competente é possível, porém demora e é papel dos próprios vereadores”, alertou.

Pensamento contrário

Vereador de primeiro mandato e único da oposição a concorrer nesta eleição, Allan Kardec (PT) discordou de Alfredo da Mota Menezes.

Para o petista, todos os vereadores eleitos no passado tinham em seu currículo vagas na Mesa Diretora.

“Cito com facilidade ex-presidentes e ex-primeiros-secretários que conseguiram vagas de deputados: Guilherme Maluf, Luiz Marinho, Chica Nunes e Dentinho”.

Ainda, conforme Kardec, foi exatamente sua atuação enquanto parlamentar a responsável pelo número de votos obtidos.

“Por 453 votos não fui eleito deputado estadual e, mesmo assim, sou o primeiro suplente na minha chapa. Portanto, não vejo a imagem negativa da Casa neste sentido. Dos vereadores, eu fui o mais votado. É claro, 2013 foi um ano conturbado para a Câmara do ponto de vista constitucional, tanto no caso João Emanuel como nas brigas com o Poder Executivo, mas acredito que também são temas superados”.

“A Câmara também teve seus bons momentos. Ajudamos na redução da tarifa de ônibus e na manutenção do valor do IPTU, por exemplo, e ainda estamos passando por melhorias. É claro, do ponto de vista eleitoral, é complicado porque acabamos disputando com candidatos de outros municípios. Agora, avalio a minha participação de maneira totalmente positiva”, completou.


“Em nenhum momento, senti rejeição por parte da população pelo fato de eu ser vereador. Pelo contrário. Agora, o que houve realmente foi falta de estrutura. Eu mesmo fiz campanha com meu carro... fui pra Sinop e Barra do Garças de carro próprio, por exemplo. Não tive condições de pegar avião, como outros tiveram”, disse Nascimento.

Para Adevair, único dos vereadores com mais de um mandato, também faltou união.

“Faltou recurso e faltou unidade. Nenhum vereador apoiou o outro, pediu votos, e isso, obviamente, influencia. Não posso concordar que não fomos eleitos por falta de serviço prestado. Eleição é dinheiro e também apoio e foi isso que nos faltou”, afirmou.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp