Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Produção de girassol deve crescer 111% em Mato Grosso

A primeira é a semeadura em cima da área de milho, que diminuiu devido questões de preço e climática.

 Líder em produção de girassol no Brasil, Mato Grosso deverá ter um aumento de 111% na produção. As estimativas é que sejam colhidas 178,7 mil toneladas de girassol no Estado. O volume equivale a 86% do volume a ser colhido no país. Crescimento é decorrente a diminuição da área de milho que deu lugar a outras culturas como o girassol, algodão e até mesmo a soja.

Em Mato Grosso o plantio do girassol ocorre entre os meses de fevereiro e março e a colheita é realizada nos meses de junho e julho.

Na safra 2013/2014 foram semeadas 118,9 mil hectares de girassol, extensão 134,5% maior que os 50,7 mil hectares na safra passada, de acordo com o 7º levantamento de safra da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), divulgado no dia 10. Na safra 2012/2013 foram colhidas 84,7 mil toneladas de girassol no Estado.

Conforme a Conab, a produção de girassol de Mato Grosso equivale a 86% das 207,8 mil toneladas a serem colhidas no Brasil. O volume nacional, inclusive, devido a Mato Grosso sobre 88,9% em comparação a safra passada.

“Podemos creditar dois motivos para a ampliação da área e produção de girassol em Mato Grosso. A primeira é a semeadura em cima da área de milho, que diminuiu devido questões de preço e climática. Além disso, uma das empresas esmagadoras de girassol, a Parecis Alimentos, está ampliando sua capacidade”, explica o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis, Alex Utida.

Hoje, Campo Novo dos Parecis é considerado a capital do girassol, bem como do milho pipoca. O município é líder em diversidade na produção de 2ª safra.

Em Mato Grosso, comenta Utida, o plantio de girassol para alimentação de pássaros ocorre há cerca de 10 anos e para a produção de óleo há aproximadamente 6 anos. “Assim como nas demais culturas a infraestrutura do Estado é uma dificuldade, porém com o girassol o maior desafio é o conhecimento. Ainda estamos desenvolvendo um girassol que se adeque ao cerrado”.

Outra dificuldade com o girassol em Mato Grosso é a falta de indústrias. “O girassol é leve e faz volume, o que dificulta o transporte e isso encarece o frete de longa distância. A falta de indústria e o amadurecimento da cultura impedem que a produção seja maior dentro de Mato Grosso”, frisa Utida.

O preço da saca de 60 quilos do girassol é o mesmo da soja, que hoje está em média de R$ 54,71.

Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área do milho na 2ª safra 2013/2014 caiu 19,73%. Foram semeados nesta safra 2,971 milhões de hectares com milho 2ª safra.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp