Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Estudante de Porto Alegre do Norte constrói robô e fica em segundo lugar em feira de tecnologia

O robô foi feito com motor de vidro elétrico e outras peças de carros, controlado a distância por controle remoto em rádio-frequência

Agência da Notícia com Redação

25/03/2015 - 08:09

Estudante de Porto Alegre do Norte constrói robô e fica em segundo lugar em feira de tecnologia

Willyam recebeu um diploma e uma medalha organizadores

Foto: Agência da Notícia

Um robô programado para auxiliar militares em operações táticas, esta é a uma invenção de um aluno de 14 anos, morador de Porto Alegre do Norte. Willyam Araújo ainda está no ensino médio, mas suas habilidades não se limitam as salas de aula, e o resultado foi a conquista do segundo lugar na Febrace, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

O robô foi feito com motor de vidro elétrico e outras peças de carros, controlado a distância por controle remoto em rádio-frequência. "A ideia é que o robô entre em áreas de desmoronamento, ou com risco de explosão, e com uma câmera passa as imagens para um monitor que fica com a pessoa que que controla o robô", explicou Williyam reforçando que isso gera mais segurança aos policiais e bombeiros envolvidos neste tipo de operação.

"Assim, eles recebem todas as informações sobre o local, antes de entrarem", comentou o estudante. Que recebeu o apoio da professora Rosalina Ferreira para dar início as pesquisas e ao projeto, ainda no ensino fundamental. Hoje ele estuda no ensino médio integrado do campus de Confresa do IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso.

Com a medalha de prata na feira o estudante agora se prepara para a etapa Internacional do evento, que acontece em outubro, no Rio Grande do Sul, além de ter seu trabalho divulgado em várias revistas científicas. "O próximo passo é aperfeiçoar a robô, torná-lo mais ágil, enfim, ainda há muito o que fazer e estou empenhado nisso", relatou Willyam, que gastou cerca de R$ 4.800,00 no protótipo, que foi seu segundo robô, um primeiro, que deu todo início as pesquisas custou apenas R$ 280,00.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp