Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Plantio do milho chega a 91% em Mato Grosso

A incerteza dos produtores quanto à produtividade do milho nesta safra, bem como a acentuada diferença entre os preços futuros

 O plantio da safra de milho no Estado entra na reta final. Até o final da semana passada estima-se que 91,6% do milho segunda safra semeada na temporada 13/14 esteja em fase de pendoamento, 7,8% já em enchimento de grão e 0,9% em maturação. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, divulgada ontem à tarde. O desenvolvimento das lavouras mato-grossenses até então se apresenta satisfatório, apesar de haver relatos do ataque de lagartas em algumas variedades do cereal.

A incerteza dos produtores quanto à produtividade do milho nesta safra, bem como a acentuada diferença entre os preços futuros, registrados na última semana em Mato Grosso com média de R$ 15,40/sc para entrega em agosto e pagamento em setembro, reduzem o ritmo da comercialização do grão no mercado interno mato- grossense.

O mercado internacional, por sua vez, reflete atualmente as expectativas de evolução da semeadura do milho da safra 14/15 nos Estados Unidos, influenciada principalmente pelo clima. De acordo com o Departamento de Agri cultura dos Estados Unidos (USDA), até o dia 27 de abril os trabalhos de semeadura do milho norte-americano já se apresentavam 19 % realizados.

As projeções de redução da oferta do cereal, tanto no mercado interno em Mato Grosso, quanto no mercado internacio
nal por parte do maior produtor mundial de milho, os Estados Unidos, elevam a expectativa dos produtores em relação a melhores preços para a comercialização de sua produção.
Em Sorriso, conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o plantio também está terminando e a previsão é de reduçõ em aproximadamente 20% na área plantada de milho por conta do excesso de chuvas, atraso no plantio e outras adversidades. A previsão é colher de 2,3 milhões de toneladas e os produtores estão com expectativa positiva quanto aos preços que melhoraram.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp