Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

No último dia de campanha, só 30% são imunizados contra a gripe em MT

Secretaria de Saúde de MT ainda não se pronunciou sobre prorrogação. Das 614 mil pessoas prioritárias, apenas 183 mil receberam vacina.

Agência da Noticia com G1 MT

22/05/2015 - 15:40

 A campanha de vacinação contra gripe em Mato Grosso atingiu quase 30% do público alvo até esta quinta-feira (21). A campanha contra gripe começou no dia 4 de maio e está prevista para encerrar nesta sexta-feira (22). De acordo com balanço do Ministério da Saúde, da população prioritária, que é de 614 mil pessoas, pouco mais de 183 mil doses da vacina foram aplicadas no estado. Os dados não contabilizam os presos e trabalhadores do sistema prisional.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT ) ainda não se pronunciou se a campanha pode ser prorrogada. A previsão inicial do Ministério da Saúde era vacinar mais de 550 mil pessoas em Mato Grosso, sendo que 686 mil doses foram disponibilizadas aos mato-grossenses. No entanto, ainda no começo da campanha, alguns municípios tiveram problemas nas aplicações nas unidades de saúde e chegaram a suspender os atendimentos ao público. O motivo, segundo a SES-MT, foi o atraso no repasse da vacina por parte do Ministério da Saúde.

A SES afirma que a aplicação da vacina é responsabilidade de cada município. Em Cuiabá, por exemplo, alguns postos de saúde não começaram a campanha quando deveriam por problemas técnicos nas salas de vacina.
Dados nacionais

Ainda no balanço do Ministério da Saúde, pouco mais de 19 milhões de pessoas se vacinaram contra a gripe no país. O número representa 38,6% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar 80% do público prioritário durante o período da campanha nacional.
Campanha

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege a população contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e 'influenza B'. O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); presidiários e os funcionários do sistema prisional.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp