Mato Grosso

Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Mato Grosso cria Plano Emergencial contra dengue

Agência da Noticia com GAZETA DIGITAL

25/05/2015 - 08:29

 Devido o aumento do números de casos de dengue e chikungunya no Estado, um novo Plano Emergencial de Enfrentamento das doenças está sendo finalizado pela Secretária de Estado de Saúde (SES). Dados do boletim epidemiológico apontam que quase 30% dos municípios mato-grossenses apresentaram alta incidência para a doença, com índice superior a 300 casos por 100 mil habitantes, e 18 correm risco de epidemia. Cuiabá é única capital brasileira com risco de uma epidemia de dengue, de acordo com dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

De acordo com a Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, apesar do aumento e da situação de alerta, o Estado não vivencia nenhuma epidemia. Ela afirma que o aumento está relativamente ligado ao período chuvoso vivenciado pelo Estado, mas que o novo plano para o enfrentamento está sendo finalizado. “Esse plano vai abranger as particularidades de agora e servirá como base de tomadas de açõespara combater o avanço da doença”.

Conforme a coordenadora, no plano contêm todos os procedimentos a serem tomados em caso de epidemia. Além disso, o documento estabelece como funcionará o atendimento aos pacientes infectados com contratação de leitos e unidade de referência no atendimento.

Guimarães enfatiza que apesar do Estado não enfrentar um epidemia, a mesma não pode ser descartada já que depende de cada cidadão o combate ao mosquito. Até a primeira semana de maio, foi registrado aumento de 27,66% dos casos de dengue no Estado comparado ao mesmo período do ano passado. Nesse ano, foram registradas 9.341 notificações, contra 7.317 em 2014. Atualmente, há cinco casos de óbitos notificados, sendo um confirmado para dengue e quatro aguardando resultado de exame.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp