Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Foz do Iguaçu sedia evento internacional Sobre inovação da Soja Responsável

O evento é direcionado para um público estratégico da cadeia de valor da soja

Agência da Notícia com Redação

05/05/2014 - 11:34

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), escolheu Foz do Iguaçu para sediar a Conferência Internacional RT9, que será realizada nos dias 7 e 8 de maio, no Rafain Palace Hotel & Convention Center. O evento vai contar com aproximadamente 300 conferencistas de diferentes partes do mundo e representantes de empresas, indústrias, instituições financeiras, organizações não governamentais e certificadoras do Brasil, além de sociedade civil, pesquisadores e universidades.

A conferência terá como foco principal foco, "as inovações relacionadas à soja responsável e negócios sustentáveis", que tem como objetivo proporcionar intercâmbio de experiências, além de gerar novas ideias embasadas nos quatro temas: Governanças e Inovação; Os Novos Horizontes da Soja; Inovação e Integração na Empresa Responsável e Economia Verde.

A RTRS foi criada com o objetivo de preparar, implementar e monitorar um diálogo entre todos os atores envolvidos na produção, processamento e comercialização responsável do soja. A associação busca o desenvolvimento de uma definição de soja responsável com princípios e critérios que abranjam os aspectos ambientais, econômicos e sociais.

O Brasil foi escolhido para sediar a Conferência, não apenas por que é um dos principais produtores de soja do mundo, mas pelo fato de que existe hoje um grande potencial de implementação da certificação, e uma presença forte de produtores importantes atuando para transformar o mercado em um sistema de produção sustentável.

Palestrantes – A Conferência terá vários palestrantes de organizações e empresas nacionais e internacionais, conforme pode ser conferido na programação, por meio do site http://annualconference.responsiblesoy.org/. Os palestrantes irão apresentar e promover debates sobre a inovação, soja responsável e os quatro temas da Conferência com o intuito de possibilitar a geração de novas ideias e o intercâmbio de opiniões e experiências.

A RTRS é presidida por Alex Ehrenhaus, que também é representante do Grupo Los Grobo S.A., que fará a abertura do evento. Durante os dois dias serão apresentados projetos, realização de debates, mesas redonda e exposição dos temas.

As discussões em torno dos temas propostos ocorrerão em sessões paralelas durante os dois dias do evento. Os palestrantes também serão convidados a fazer visitas técnicas, sendo uma na fazenda Colombari, em São Pedro/São Miguel do Iguaçu/PR e a Fazenda certificada RTRS em Serranópolis do Iguaçu/PR.

O objetivo da visita na fazenda Colombari, que é gerenciada pela Itaipu, é para compreender a geração de biogás e demonstrar como a inovação e o investimento em energia renovável impulsionam os negócios no campo.

Já na fazenda da RTRS, o objetivo é demonstrar a estrutura e o funcionamento de uma fazenda certificada pela RTRS.

Participação - Empresas e organizações de destaque que estão presentes na Conferência Internacional RT9: Unilever, ARLA, Waitros, SLC Agrícola, Grupo André Maggi, GEBANA, APDC, FAPCEN, Los Grobo, AAPRESID, Technoserve, Rabobank, Grupo Santander Brasil e HSBC. Também marcarão presenças as organizações da sociedade civil, das mais importantes como a WWF, The Nature Conservancy, IUCN, ICV, Solidaridad e representantes da FAO, UNEP e UN Global Compact e o Conselho Científico para Agricultura Sustentável - CCAS.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp