Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Municípios do Norte Araguaia investem em produtos orgânicos e feiras populares

O hábito caiu tanto no gosto popular, que só em Confresa são realizadas três por semana.

Agência da Notícia com Redação

09/10/2015 - 07:45

Municípios do Norte Araguaia investem em produtos orgânicos e feiras populares

As feiras acontecem três vezes por semana em Confresa

Foto: Agência da Notícia

Farinha de mandioca, cheiro-verde, alface e pimenta são só alguns dos produtos que os moradores das principais cidades do Norte Araguaia encontram nas diversas feiras populares espalhadas pela região. O hábito caiu tanto no gosto popular, que só em Confresa são realizadas três por semana.

E o movimento é grande em todas elas. Há, não podemos esquecer dos ovos de galinha caipira, dos peixes e até mesmo do artesanato. Só isso seriam ótimos motivos para frequentar estes lugares, mas ainda tem mais, o melhor é que a grande maioria dos produtos são orgânicos, ou seja, não são usados venenos durante a produção.

Foi o que apontou um estudo feito na região pelo instituto Araguaia Xingu, que percebeu uma diferença entre as feiras da região e as realizadas nas grandes cidades do estado.

"Enquanto nas feiras das grandes cidades o feirante revende a produção do campo, nas feiras da região os feirantes são os próprios produtores que se desdobram na tarefa de produzir e vender. Mesmo aqueles que especializaram sua produção, como para hortaliças ou abacaxis, não deixam de levar à feira o excedente da produção, seja o limão do pé que carregou nos fundos do quintal, ou uma compota feita com os cajus da estação", destaca este trecho extraído da pesquisa.

Mas, qual é a diferença entre os alimentos orgânicos e não orgânicos? Ao contrário dos alimentos convencionais, os produtos orgânicos utilizam técnicas específicas, que respeitam o meio ambiente durante todo o seu processo de produção. Além do mais, eles também visam a qualidade do alimento, já que não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto -como adubos químicos que possam acarretar algum dano à saúde de quem consumir o alimento. Ou seja, eles são obtidos de maneira mais natural, por isso são mais saudáveis e até mais saborosos e nutritivos.

Entre as feiras que mais se destacam na região estão as de Confresa, Porto Alegre do Norte, Vila Rica e São Félix do Araguaia.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp