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Campanha dos Correios mantém a esperança de crianças

“Papai Noel dos Correios” arrecada presentes para crianças de escolas e bairros carentes em Cuiabá e Interior

Agência da Notícia com Mídia News

24/11/2015 - 14:35

 Os anos passam, muita coisa muda, mas milhões de crianças continuam a acreditar na existência do velhinho gorducho de barbas brancas, que cruza os céus do mundo dirigindo um trenó - o Papai Noel.

Mesmo que toda essa história não passe de ilusão, os Correios propõem que esta crença seja alimentada no imaginário infantil e que a sociedade olhe para as crianças de baixa renda.

Há 26 anos, a empresa desenvolve a campanha “Papai Noel dos Correios”, com o objetivo de atender as solicitações de milhares de crianças, que escrevem cartas destinadas a Papai Noel.

Por meio da campanha, as crianças enviam cartas para o bom velhinho, com o pedido de um presente. Nos Correios, adultos e até mesmo empresas podem escolher uma destas cartas e “apadrinhá-las”.

Após a escolha, o “padrinho” leva o presente para uma agência dos Correios, que se incumbe pela entrega.

Em Mato Grosso, segundo o coordenador da campanha, Gilmar Ivens Ribeiro, a expectativa é de que mais de 16 mil cartas sejam enviadas pelas crianças. Além das que são enviadas direto para uma das agências, a empresa também recebe os escritos de alunos da rede pública do município.

“As escolas já mandaram. Só de alunos, nós temos mais de 6 mil cartas. Ano passado foram mais de 16 mil no total. Normalmente, em cada ano, tem um aumento de 5% a 10% do número de cartas”, afirmou o coordenador.

Segundo Ribeiro, a campanha foi criada, após funcionários dos Correios começarem a se mobilizar para enviar presentes solicitados em diversas cartas enviadas pelas crianças de todo o país. Como não conseguiam atender a todos os pedidos, a empresa resolveu criar o projeto, que já se tornou tradicional.

Nos últimos anos, 70% das cartas recebidas pelas agências em Mato Grosso foram apadrinhadas. Entre pedidos de bonecas, carrinhos, skates e bicicletas, as crianças que pedem aparelhos eletrônicos, como celulares e tabletes, são as que mais têm dificuldade de serem atendidas.

Com o Natal próximo, o coordenador da campanha explica que a população interessada em participar da ação solidária deve se atentar aos prazos.

“Nosso foco, agora, é na campanha pelo apadrinhamento. Incentivar as pessoas a irem às agências dos Correios e retirar alguma das cartas. Estamos estabelecendo um prazo para que, até o dia 10 de dezembro, o padrinho traga o presente na mesma agência em que retirou a carta”, disse.

“Feliz Natal”
A certeza da existência do personagem natalino, o Papai Noel, faz com que milhares de crianças acreditem que, caso tenham se comportado durante todo o ano, serão recompensadas com o presente mais desejado, na madrugada de 25 de dezembro.

Sara Vitória, de dez anos, é uma dessas pequenas sonhadoras.

Em meia página da folha de um caderno comum, ela colocou o seu maior desejo: ganhar uma mochila e materiais escolares com estampas de princesas.

“Papai Noel, eu me chamo Sara Vitória. Quero ganhar um presente Papai Noel. Quero ganhar uma mochila da princesa com material. Eu gostaria tanto que você olhasse para mim e me desse esse presente. Vou ficar muito feliz”, diz Sara.

O pedido ao Papai Noel é cheio de esperança e certeza.

“Eu sei que você vai lembrar de mim. Eu estou mandando a minha mãe escrever. Eu já estou feliz, porque a esperança é a última que morre e, por isso, acredito que vou ganhar esse presente. Obrigado Deus. Feliz Natal, Papai Noel”, completa.

Mobilização social

A campanha “Papai Noel dos Correios” também mobiliza empresas da região.

A assistente social Rafaela Barros, que trabalha em uma instituição de ensino em Cuiabá, foi até uma das agências dos Correios e “apadrinhou” cem cartas.

Segundo ela, a instituição em que trabalha irá, pelo terceiro ano seguido, desenvolver uma campanha entre funcionários e alunos.

“Temos a parceria de todos os alunos e trabalhadores. As questões da responsabilidade social, civilidade e compaixão também são passadas aos alunos. É feito uma campanha em toda a instituição. Passamos de sala em sala e os alunos escolhem as cartas e tem um prazo para entregar o presente”, afirmou a assistente social.

As empresas ou cuiabanos que se interessarem pela campanha podem procurar uma das agências dos Correios da cidade e buscar mais informações.
A certeza da existência do personagem natalino, o Papai Noel, faz com que milhares de crianças acreditem que, caso tenham se comportado durante todo o ano, serão recompensadas com o presente mais desejado, na madrugada de 25 de dezembro.

Sara Vitória, de dez anos, é uma dessas pequenas sonhadoras.

Em meia página da folha de um caderno comum, ela colocou o seu maior desejo: ganhar uma mochila e materiais escolares com estampas de princesas.

“Papai Noel, eu me chamo Sara Vitória. Quero ganhar um presente Papai Noel. Quero ganhar uma mochila da princesa com material. Eu gostaria tanto que você olhasse para mim e me desse esse presente. Vou ficar muito feliz”, diz Sara.

O pedido ao Papai Noel é cheio de esperança e certeza.

“Eu sei que você vai lembrar de mim. Eu estou mandando a minha mãe escrever. Eu já estou feliz, porque a esperança é a última que morre e, por isso, acredito que vou ganhar esse presente. Obrigado Deus. Feliz Natal, Papai Noel”, completa.

Mobilização social

A campanha “Papai Noel dos Correios” também mobiliza empresas da região.
 
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