Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Estado capacitou 3,5 mil servidores em 2015

Em agosto do ano passado, já eram contabilizados 1.896 certificados

Agência da Notícia com redação

10/02/2016 - 09:43

 A Superintendência de Escola de Governo da Secretaria Estado de Gestão (Seges) fechou o ano de 2015 com a meta superada: 3.529 servidores certificados. Mais que o dobro do previsto no Acordo de Resultados (AR 2015), que era capacitar 1.500 servidores.

Em agosto do ano passado, quatro meses antes do prazo final da AR 2015, já eram contabilizados 1.896 certificados. De 2011 e 2014 foram capacitados, em média, 1.063 servidores por ano.

Ao longo de oito meses de 2015, a Escola ofertou mais cursos de qualificação do que nos últimos quatro anos. Para o Superintendente da Escola de Governo (EG), Fernando Rondon, o trabalho em equipe foi o responsável pelo alcance da meta.

“Os servidores entenderam o propósito da instituição. Tanto os facilitadores e servidores capacitados aqui quanto toda equipe de trabalho da escola, tudo contribuiu para o fortalecimento e a concretização da meta. Nós da Escola de Governo somos gratos a cada servidor que participou desse feito”.

Para ampliar a oferta de capacitações, a Escola tem dois grandes projetos: remuneração de instrutores e o Programa de Desenvolvimento Gerencial, ambos em andamento.

O primeiro, que é a lei para regulamentação da remuneração dos instrutores, permitirá que a Escola de Governo e outras escolas de formação contratem e remunerem instrutores, praticando um valor de hora/aula compatível com a média dos valores praticados em escolas de governo de referência em todo o Brasil.

Além disso, há previsão de oferta de cursos de Educação a Distância (EAD) e remuneração de tutores/conteudistas. Atualmente, o projeto está sob análise da Casa Civil. Depois, será submetido à Assembleia Legislativa para aprovação.

Já o Projeto de Desenvolvimento Gerencial (PDG) é uma proposta para qualificar os gestores da administração estadual. Foi construído com base em uma pesquisa sobre competências gerenciais, disponível no site da Escola, e prevê a oferta de um curso de pós-graduação voltado para gestores.

O lançamento do PDG foi realizado no dia 1º de dezembro de 2015, no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Pedro Taques, secretários, coordenadores, gerentes e líderes.

Cursos

Durante 2015, a Escola de Governo realizou 130 cursos, totalizando 2.765 horas de janeiro a dezembro. Entre os cursos estão: Termo de Referência na Administração Pública, Nova Ortografia da Língua Portuguesa, Oficina de Elaboração de PPA 2016-2019, Aquisições e Contratos, Gestão de Patrimônio, Gestão de Documentos, Licitações e Contratos, entre outros.

Os cursos foram divididos por áreas, sendo os mais requisitados: Aquisições, Área fim, Comuns, Contábil, Controle Interno, D. O., Finanças, Gerencial, Gestão de Documentos, Gestão de Pessoas, Patrimônio, Planejamento, Financeira, Gabinete e Orçamento e Tecnologia da Informação.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp