Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Colônia de Pescadores solta mais de 12 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia

As técnicas utilizadas nas ações permitem um aumento na taxa de sobrevivência dos indivíduos

Agência da Notícia com Redação

12/02/2016 - 09:59

Colônia de Pescadores solta mais de 12 mil filhotes de tartarugas no Rio Araguaia

Foto: Agência da Notícia/ Reprodução

Ano passado nós mostramos aqui no Agência da Notícia o exemplo ruim de índios que foram flagrados vendendo tartarugas, ainda vivas, em uma praça do município de Santa Terezinha. O caso ganhou repercussão nacional e o denunciante chegou a ser ameaçado, pois bem, desta vez o exemplo também envolve tartarugas, mas é um bom exemplo. Mais de 12 mil quelônios foram devolvidos ao Rio Araguaia graças ao trabalho desenvolvido pelo DNIT em parceria com a Colônia de Pescadores Z-22 de Santa Terezinha.

Eles criaram um projeto chamado Quelônios do Araguaia”, ainda no ano de 2011 com o objetivo de preservar espécies de tartarugas da Amazônia, devido a excessiva exploração dos estoques naturais destas espécies.Entre os filhotes devolvidos estão tartarugas das espécies tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o Tracajá (Podocnemis unifilis). A soltura foi feita durante o carnaval e foi considerada um sucesso pelos organizadores.

As técnicas utilizadas nas ações permitem um aumento na taxa de sobrevivência dos indivíduos, o que contribui para a conservação da biodiversidade. Neste ano, a meta é monitorar e reintroduzir na natureza mais de 15.000 filhotes da espécie da tartaruga-da-amazônia.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp