Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Cardápio assegura alimentação saudável na merenda do alunos

Frutas, legumes e verduras estão inseridos no dia a dia da comida oferecida aos alunos da rede estadual

Agência da Notícia com redação

13/02/2016 - 09:58

 As 754 escolas da rede estadual de educação deverão escolher e executar o cardápio da merenda em 2016. São mais de 200 tipos de cardápios disponíveis para a escolha e foram criteriosamente elaborados pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

Os novos cardápios incluem frutas, legumes e verduras e tem como objetivo unificar a merenda, com itens diversificados e que não se repitam com frequência, além de atender a Lei nº 11.947/2009 que determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam aplicados na aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela Agricultura Familiar.

“A solicitação é que seja intercaladas preparações com molho, sem molho, macarrão, farofa e os tipos de carnes - bovina, linguiça, frango, suína e peixe. Há ainda, a restrição para a oferta de certos alimentos. E outros que são proibidos de serem adquiridos”, explicou Luana de Lima Leporoni, uma das cinco nutricionistas da Seduc responsáveis pelos cardápios.

Após a aprovação do planejamento escolhido, a unidade escolar terá a sua lista de compras gerada pelo próprio sistema de merenda, que servirá de suporte para que a escola organize sua lista real de compras. As escolas deverão executar o cardápio de acordo com o que foi autorizado, sendo possível apenas acrescentar ingredientes como frutas, na forma de sucos ou sobremesas, e verduras e legumes nas saladas.

“O planejamento só poderá ser alterado caso haja baixa aceitação por parte dos alunos ou mediante situação que de fato justifique a alteração. E mesmo assim, deverá ser comunicada a nutricionista responsável antecipadamente”, frisou Luana.

Modelo

Um modelo de cardápio mensal está disponível no site da Seduc, no link Estrutura Escolar, do lado esquerdo do site.

São sugestões para servir em cada semana do mês. Na primeira semana, pão com queijo, muçarela e leite com achocolatado, na segunda-feira. Arroz e carne com batata e cenoura, na terça-feira. Arroz colorido e feijão e frutas, na quarta-feira. Macarrão com molho de carne moída e salada verde com cenoura, na quinta-feira. E na sexta-feira, farofa de linguiça, banana da terra e cenoura.

Na segunda semana, entre os ingredientes estão bolo de fubá, salada verde, abobrinha, carne de porco e canjica. Na terceira semana, pão doce e bebida láctea, mojica de peixe, arroz com carne seca e salada de repolho com tomate fazem parte do cardápio. Na quarta semana, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, couve refogada e polenta, entre outros.

Alguns alimentos não fazem parte dos cardápios elaborados. Portanto não podem ser adquiridos pelas escolas estaduais. Na lista estão: chá mate, apresuntado, presunto, linguiça calabresa, linguiça defumada, bacon, maionese, leite condensado, creme de leite, mortadela, temperos artificiais em pó ou tablete, sucos e bebidas artificiais de baixo valor nutricional (ex: suco em pó, xarope), ervilha em conserva, azeitona, ou qualquer outro alimento industrializado que não faça parte dos cardápios elaborados pelas nutricionistas ou não esteja contemplado nas Especificações Técnicas de Gêneros Alimentícios.

Quanto às sopas no cardápio, a determinação da Seduc é para evitá-las nos meses em que as temperaturas são mais elevadas.

Cardápios com bolacha/biscoito serão permitidos somente uma vez ao mês e o mesmo acontece com a canjica. Linguiça poderá ser servida no máximo duas vezes por mês. A salsicha poderá ser servida apenas uma vez no mês e somente quando se tratar de cachorro quente.

No caso da salada de frutas com sorvete, apenas uma vez por semestre. Os cardápios com lanches poderão ser servidos no máximo duas vezes por semana. Já a oferta de doces, geleias de frutas e bolos com cobertura fica limitada a apenas uma vez por semana.

E no mínimo três vezes por semana as escolas deverão oferecer cardápios contendo frutas, legumes ou verduras. Além disso, o cardápio planejado deve oferecer pelo menos uma vez por semana preparações que contenham leite, carne bovina, frango e feijão.

Cardápios específicos

Também foram elaborados cardápios específicos para as escolas de Tempo Integral, sendo 20 variedades para atender o almoço. O diferencial é que as escolas com essa especificidade devem utilizar apenas esses cardápios determinados.

Segundo a coordenadoria de merenda escolar, as escolas com tipo de planejamento Normal não poderão utilizar cardápios do tipo Indígena e Integral.

As orientações detalhadas sobre o cardápio da merenda escolar 2016 estão disponíveis no site no endereço: http://www.seduc.mt.gov.br/educadores/Paginas/Secretaria%20de%20Estrutura%20Escolar/Estrutura-Escolar.aspx.

Datas especiais

As escolas também poderão se programar para oferecerem cardápios especiais nas datas comemorativas. Por exemplo, na Páscoa, uma torta de peixe e suco concentrado de fruta ou risoto de peixe e salada verde. Para a festa junina, pamonha assada e suco de polpa de fruta. No dia do estudante, cachorro quente e suco de polpa de frutas. Dia das crianças a opção pode ser salada de frutas com sorvete ou sanduíche natural e suco concentrado de fruta.

No aniversário de Mato Grosso, arroz e ensopadão de carne com legumes.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp