Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Esporte

Portugal ''blinda'' elenco em prol da união. CR7 chega nesta quinta

Torcedores e jornalistas reclamam de regras e da postura da comissão técnica lusitana. Convocação de Paulo Bento gera críticas no país

Agência da Notícia com Globo Esporte

29/05/2014 - 07:46

 O melhor jogador do mundo e recém campeão da Europa pelo Real Madrid é esperado na concentração da seleção portuguesa nesta quinta-feira. Mas a torcida não vai poder chegar perto de Cristiano Ronaldo, nem de seus companheiros de clube Pepe e Fabio Coentrão, que também vão se juntar ao grupo. Em Óbidos, onde Portugal se concentra, os torcedores terão de ficar a cem metros da entrada do hotel e dependem da boa vontade dos jogadores para ganhar autógrafos.
Com os jornalistas, o cenário não é muito diferente. Ao lado do hotel, existe uma sala de imprensa provisória, onde acontecem as entrevistas coletivas. A circulação dos repórteres e suas equipes dentro do hotel é totalmente vedada e o condomínio de Praia D’El Rey está rodeado de policiais e seguranças privados da seleção. Os treinamentos em campo são abertos apenas durante 15 minutos e, por isso, a imprensa que segue Portugal, pode apenas acompanhar o trabalho de aquecimento do grupo.
- Estou aqui mais ou menos há uma hora aguardando a chegada dos jogadores.Vou aguardar que o ônibus passe, porque não é todos os dias que posso ver os atletas da seleção - comentou uma das poucas torcedoras foi ao resort Marriott nesta quarta-feira.
Há muitos anos o hotel de luxo, com vista para o mar e a 80 quilômetros de Lisboa, se transformou na base de Portugal. No entanto, a federação do país pretende inaugurar um centro de treinamentos mais moderno para todas as seleções em abril de 2016. Enquanto isso não acontece, a equipe se hospeda nos hotéis mais luxuosos do país e treina em CT’s de clubes ou que pertencem a prefeituras das cidades.
Depois de Óbidos, a comissão técnica planeja ir para a vila de Oeiras, em Lisboa, onde enfrenta a Grécia neste sábado. Em seguida, no dia 2, CR7 e companhia viajam para os Estados Unidos, onde disputam amistosos contra o México e contra a Irlanda. Apesar de faltar pouco para o Mundial do Brasil, os cidadãos portugueses de Óbidos não parecem muito empolgados.

- Aqui o pessoal não liga muito para a presença dos jogadores. Alguns turistas e curiosos vão até lá. Mas a maioria da população de Óbidos não vai para a porta do hotel esperar pelos jogadores, nem pelo Cristiano Ronaldo, talvez por isso eles optem por concentrar aqui. Eles têm toda a comodidade e privacidade - comentou o empregado de um pequeno restaurante perto do condomínio Praia D’El Rey.
FECHADO!
Faltam 20 dias para a estreia de Portugal na Copa diante da Alemanha, no dia 17 de junho, em Salvador. No entanto, o time só realizou um treinamento aberto ao público e aos jornalistas, no Estoril. Na ocasião, os jogadores deram autógrafos, tiraram fotos e até distribuíram equipamentos aos fãs que gritavam o seus nomes nas arquibancadas.
No momento, o contato com a imprensa se resume a dez minutos de entrevistas coletivas diárias de um jogador e do treinador Paulo Bento. Depois dos amistosos, os jogadores receberão instruções de quem terá autorização para falar com os jornalistas na zona mista. Familiares, namoradas e amigos não são permitidos na concentração de Portugal, uma regra que se estenderá à estadia do time no Brasil. Nos dias de folga, os jogadores serão liberados para fazerem o que quiserem.
GRUPO UNIDO
A estratégia de Paulo Bento pode não agradar a todos, mas os jogadores da seleção não parecem nem um pouco incomodados. Todos garantem que o ambiente no grupo é muito bom e aprovam o trabalho da comissão técnica. Embora não tenha realizado uma boa campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo - Portugal só garantiu vaga na repescagem -, Paulo Bento renovou o seu contrato até 2016 e tem apoio incondicional da Federação Portuguesa de Futebol.
Na primeira competição oficial em que dirigiu o time, Bento foi bem. Portugal alcançou as semifinais da Eurocopa em 2012, perdendo para a campeã Espanha nos pênaltis. Antes do torneio, o clima não era bom entre torcida e jogadores, mas o gelo foi quebrado com as boas exibições e resultados positivos. A equipe derrotou as seleções da Dinamarca, Holanda e República Checa durante na competição e foi recebida com euforia e aplausos, um cenário bem diferente de quando havia deixado o país ao embarcar para a Polônia.
Este ano, expectativa é elevada e os torcedores confiam no time guiado por Cristiano Ronaldo dentro de campo. Mas o entusiasmo pela seleção é bem diferente do sentimento que existia durante a gestão de Luiz Felipe Scolari. Além de estarem descontentes com a "blindagem" do grupo, muitos torcedores não gostaram da lista dos 23 escolhidos por Paulo Bento. A ausência do habilidoso Quaresma foi uma das decisões mais criticadas, mas há outros nomes como os de Danny e Tiago que os portugueses gostariam de ter visto na lista. O técnico Paulo Bento vem demonstrando que prefere atuar com o seu grupo de confiança, à semelhança do que já acontecia com Felipão. E o time de Portugal não deverá ser muito diferente daquele que defrontou e derrotou Suécia na repescagem em novembro.
O presidente do Estoril, o brasileiro Tiago Ribeiro, vai acompanhar a seleção de Portugal na fase de grupos da Copa do Mundo. Para ele, a preocupação da comissão técnica de Portugal é unir o grupo e, para isso, optam por estar longe do público.

- O Paulo (Bento) é uma ótima pessoa. Como torcedor, eu também cobro e gostaria que a seleção tivesse uma postura mais aberta, mais convívio com a torcida. Mas observando o lado deles, acho que ele quer fechar o grupo para manter todo mundo unido longe da torcida e dos jornalistas, que também vêm criticando o time. O Paulo teve uma convocação complicada, foi polêmica, recebeu muitas criticas e agora quer trabalhar em silêncio. Se o Mano ainda estivesse na seleção do Brasil, provavelmente ele iria ter a mesma postura. Agora com o Felipão é diferente, porque ele já obteve bons resultados, conseguiu unir o grupo, e é mais consensual, embora a população brasileira esteja distante da seleção por outros motivos - comentou o presidente do Estoril, quarto classificado do campeonato português nesta temporada.

Portugal parte para a Copa do Mundo no quarto lugar do ranking da Fifa e a torcida exige bons resultados. Cristiano Ronaldo e companhia vão ter de suar muito dentro dos gramados brasileiros para conquistar o consenso de todos os portugueses. Se a comissão técnica, o melhor do mundo e seus companheiros falharem, a torcida que não foi incluída no ambiente de preparação, vai ser a primeira a virar as costas.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp