Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Capacitação em Saúde Mental movimenta profissionais da Saúde

Boa parte das atividades desenvolvidas foram direcionadas ao Matriciamento e a Rede de Apoio Intersetorial.

Assessora de Comunicação Nayara Maciel

28/06/2016 - 01:51 | Atualizada em 28/06/2016 - 13:04

Capacitação em Saúde Mental movimenta profissionais da Saúde

Boa parte das atividades desenvolvidas foram direcionadas ao Matriciamento e a Rede de Apoio Intersetorial.

Foto: Agência da Notícia/Reprodução

 A capacitação em Saúde Mental reuniu entre os dias 22 a 24 de junho, 85 profissionais da saúde de três municípios: São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista e Luciara. Com uma programação extensa, o encontro teve várias reflexões e debates direcionados ao tema, bem como estabelecidas novas estratégias e metodologia de trabalho.

Boa parte das atividades desenvolvidas foram direcionadas ao Matriciamento e a Rede de Apoio Intersetorial. O termo “matriciamento” diz respeito aos delineamentos na condução do trabalho em todos os setores, um suporte realizado por profissionais com ações compartilhadas para ampliar o campo de atuação em saúde mental intersetorial.

Para a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Madeleine Abreu, os resultados do encontro foram positivos, já que os profissionais da atenção básica puderam realmente entender o processo das atividades. Madeleine ainda reforça que após a capacitação o CAPS estará à frente no cuidado e atenção integral da saúde mental. “A partir de agora o CAPS passa a ser o condutor da saúde mental do município e teremos o compromisso de sentar com as equipes para fazer o planejamento e o acompanhamento dessas ações daqui para frente”, pontuou.

Sobre a capacitação, a enfermeira Angélica Milhomem disse que os enfoques das atividades foram fundamentais para entender como acompanhar, quando acompanhar e para qual profissional encaminhar e fazer a continuação do tratamento após o paciente sair do CAPS.

Já a enfermeira da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) Vitorina Neta Ribero Dias ressaltou a importância do encontro para os indígenas. “Foi bastante interessante, temos sérios problemas em relação ao alcoolismo entre a população indígena e este é um serviço que está em nosso município e podemos buscar ajuda a ele. Ás vezes por mais que tentamos sensibilizar, temos encontrado muitas dificuldades e esses profissionais nos ajudam a desenvolver um possível trabalho junto aos usuários desse serviço”, afirmou.

O encontro foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Félix do Araguaia.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp