Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Audiência Pública debate controle e prevenção de queimadas em São Félix do Araguaia

O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural e teve a participação de aproximadamente 45 pessoas.

Nayara Maciel

28/06/2016 - 01:53 | Atualizada em 01/09/2016 - 10:10

Audiência Pública debate controle e prevenção de queimadas em São Félix do Araguaia

O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural e teve a participação de aproximadamente 45 pessoas.

Foto: Agência da Notícia/Reprodução

Próximo ao período crítico em relação as queimadas, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura promoveram na última sexta-feira, 24.06, uma audiência pública para debater e discutir quais alternativas possíveis de combate e sensibilização junto à população. O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural e teve a participação de aproximadamente 45 pessoas.

Desde o início, a ideia era realizar uma reunião mais intimista com pequenos grupos de debate, como afirma o secretário de meio ambiente Roberto Biondo. “Entendemos que grupos menores possibilita uma maior participação, assim iremos fazer audiências pequenas que serão grandes”.

Com o cuidado de reunir um grupo misto, com a presença de representantes de sindicatos, igrejas, alunos e educadores, Roberto destaca que eles são os maiores multiplicadores que irão levar todo conhecimento a população, sendo esse o primeiro de muitos encontros.

Na oportunidade, foram ministradas palestras que explanaram sobre o eixo principal do evento, dentre eles: legislação ambiental, queimadas urbanas, lixo, práticas de conservação, consequências das queimadas e práticas no ambiente rural, prevenção e cuidados para evitar incêndios.

Dando continuidade à audiência, os debates subsidiaram a formulação de propostas como medidas de intervenção, baseados no eixo temático: queimadas. Ao todo, cada grupo apresentou duas propostas, com destaque para a promoção de palestras em locais públicos, distribuição de panfletos e métodos de divulgação e realização de mutirões nos bairros da cidade.

Ainda de acordo com o secretário, a audiência foi satisfatória já que a secretaria de meio ambiente vem atuando permanentemente com ações de orientação para diminuir os números e casos de queimadas no município. “Nosso intuito é buscar uma conscientização da sociedade, com palestras socioeducativas e busca ativa. No ano passado conseguimos diminuir as queimadas, e estamos trabalhando para reduzir ainda mais este ano”, concluiu Roberto.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp