Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 26 de Maio de 2019

1 2
:
2 5
:
1 8

Últimas Noticias

Torpedos

Alternativa

Parabéns ao sindicato rural e prefeitura municipal de vila rica MT 33 anos de aniversario

Camilão iluminado!

Parabenizo a administração municipal que atendeu as diversas solicitações dos munícipes e iluminou...

Camilão às escuras

A situação da praça Camilão é triste. Um dos pouquíssimos espaços públicos para lazer e talvez o...

Enquete

Na sua opinião a reforma da previdência 2019 deve ser aprovada?

Classificados

SANDERO STEPWAY 12/12

Cidade: CONFRESA

Anunciante: RAFAEL GABOARDI BECKER

Valor: A COMBINAR

casa para vender

Cidade: Confresa

Anunciante: ADILSON VITAL

Valor: A combinar

Ford Focus 2007

Cidade: Confresa

Anunciante: Wilsrley

Valor: 9.000,00

publicidade

Notícias / Artigos e Opinão

10 Set 2016 - 08:38

Medicina Veterinária

Mais do que médicos de animais, os veterinários são salvaguardas da saúde pública

Agência da Notícia com Wellington Fagundes

Publicidade

Publicidade

 Um estudo publicado recentemente pela revista científica “Applied Physiology, Nutrition and Metabolism” apontou que alimentos de origem animal são mais saudáveis. Isto é, para uma boa alimentação, carnes, ovos e laticínios se mostram muito melhor. O que pode ser algo corriqueiro passa despercebido por muitos – talvez pela grande maioria da população: a garantia de alimentos saudáveis dessa cadeia passa necessariamente por um médico veterinário.

Todas as vezes que falamos de medicina veterinária, a primeira noção que as pessoas têm se relaciona a uma questão que considero, em verdade, muito nobre, que é o cuidado com os animais. A medicina veterinária, quase sempre, está associada aos gestos de amor e carinho que são dedicados aos animais, sobretudo aqueles companheiros do nosso dia-a-dia.

Mas, como se vê, há muito mais. O médico veterinário pela sua formação profissional é um sanitarista em essência.

Para se ter uma ideia da importância desse profissional, basta lembrar que 60% das epidemias que afetam os homens são causadas por patógenos encontrados nos animais domésticos ou selvagens. À frente da prevenção e do controle de enfermidades nos animais, somos – e eu digo somos porque embora esteja senador da República, sou antes de tudo um médico veterinário – responsáveis por detectar riscos sanitários ao longo da cadeia alimentar, bem como exercer vigilância sobre as doenças exóticas.

A rigor, é praticamente impossível detalhar todo o trabalho e ações do médico veterinário em prol da sociedade
A rigor, é praticamente impossível detalhar todo o trabalho e ações do médico veterinário em prol da sociedade. Por isso, me associo permanentemente aos esforços para dar valor a esse trabalho: valor na indústria, valor na veterinária preventiva, valor na cirurgia veterinária, valor na saúde pública, valor na produção de alimentos, valor na clínica veterinária, valor no frigorífico, valor no campo, valor na pesquisa e extensão e por fim, o valor na geração de riquezas.

Assim, mais do que médicos de animais, os veterinários são salvaguardas da saúde pública, e como tal devem ser reconhecidos pela sociedade.

A Organização Mundial de Saúde tem apelado, insistentemente, junto aos países membros, quanto à necessidade de participação do médico veterinário na administração, planificação e coordenação de programas de saúde.

Ao saudar os médicos veterinários por este dia, quero destacar que, diante de tais constatações, se faz necessário trabalhar para que o papel dos veterinários seja cada vez mais valorizado. Especialmente pela população, que precisa exigir prevenção em saúde.

No Brasil, particularmente, esta recomendação tem sido acatada apenas em parte. Ora, por responsabilidade da administração pública, ora pela própria omissão da categoria em sua organização. Algo que precisamos corrigir. Consequentemente, imprimir o avanço da Medicina Veterinária em defesa da saúde pública, de forma a alcançar uma excelência compatível com a sua importância.

Parabéns médico veterinário por seu dia!

Wellington Fagundes é medico veterinário e atualmente ocupa o cargo de senador da República por Mato Grosso.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet