Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 16 de Outubro de 2019

1 0
:
0 1
:
4 6

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Campanha Publicitária

Internauta AN

publicidade

Notícias / Educação

30 Set 2016 - 12:00

UFPA abre inscrições para o Processo Seletivo 2017

G1.com

Publicidade

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia às 14h desta sexta-feira (30) as inscrições para o maior vestibular da instituição. O edital do Processo Seletivo 2017 (PS 2017) oferta um total de 7.404 vagas em mais de 178 cursos de graduação distribuídos em mais de 20 cidades paraenses. As inscrições seguem até às 17h do dia 24 de outubro no site da UFPA.

Segundo a instituição, o edital do concurso refere-se a 6.088 vagas do próprio PS 2017 e prevê 1.316 vagas que a UFPA disponibilizará no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC). O PS 2017 apresenta 424 vagas a mais e o SiSU/UFPA, 116 vagas a mais em relação à última seleção.

Inscrições
A taxa de inscrição custa R$ 35, sendo que estudantes da rede pública têm direito à isenção da taxa e candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede privada com bolsa integral podem solicitar o benefício.

“Em primeiro lugar, apenas quem se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode se candidatar para disputar as vagas ofertadas pelo PS e pelo SiSU, pois o exame é nossa única etapa do vestibular para a maioria dos cursos da UFPA, exceto Dança e Música. Agora, iniciamos as inscrições para o Processo Seletivo 2017, enquanto as inscrições para as nossas vagas disponíveis pelo SiSU só serão realizadas pelo sistema do MEC, provavelmente, em janeiro do ano que vem”, explica Maria Lúcia Harada, pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA.

O Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), responsável pela organização do vestibular, reitera que não basta preencher o formulário de inscrição e efetivar o pagamento da taxa. “A homologação de inscrições, na verdade, só é concluída quando a Universidade recebe do Inep/Mec as notas dos candidatos obtidas no Enem. Até lá, os candidatos precisam verificar e acompanhar o sistema para ter a certeza de que está efetivamente na disputa”, explica Arquimimo Almeida, do Ceps.

Exame de habilidade
As principais alterações para o próximo vestibular referem-se à realização do Exame de Habilidades para os cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A partir deste ano, os candidatos aos cursos de Artes Visuais e Teatro não precisam mais realizar o exame, enquanto para quem deseja ingressar nos curso de Dança e Música, a seleção passa por algumas mudanças.

“Agora, não existe mais segunda opção para quem se inscreve nestes cursos e é reprovado no Exame de Habilidades. Também alteramos o peso desta nota, que, agora, equivale a uma das áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na nossa fórmula da média ponderada”, informa Arquimimo.

Serviço: Inscrição para o Processo Seletivo 2017 da UFPA (PS 2017), de 30 de setembro a 24 de outubro. As inscrições custam R$ 35 (com direito a isenção). Todos os detalhes sobre como participar do concurso estão disponíveis no edital. Mais informações pelos telefones: (91) 3201-7266, 3201-8382, 3201-8386 e 3201-8387.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet