Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 16 de Outubro de 2019

1 9
:
2 4
:
5 1

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Campanha Publicitária

Internauta AN

publicidade

Notícias / Educação

5 Out 2016 - 15:20

Tocantins não tem nenhuma escola pública entre as mil melhores do país

Média das notas do Enem 2015 foram divulgadas pelo Inep. Melhor nota estado é da rede particular de Palmas e está no 179º lugar.

G1.globo.com

Publicidade

O Tocantins não tem nenhuma escola pública entre as mil melhores notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2015. As médias por escola foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana. A melhor escola do estado é da rede particular de Palmas e aparece no 179º lugar.

Os arquivos reúnem as notas de 1.212.908 estudantes de 14.998 escolas do país. Os dados são divulgados anualmente pelo governo federal para fomentar o debate sobre a qualidade na educação. É possível fazer recortes que levam em conta desde o porte da escola até a condição socioeconômica dos alunos, fatores que influenciam no desempenho acadêmico dos estudantes e que devem ser considerados na hora de avaliar a situação de cada escola.

O nível socioeconômico escola que tirou a melhor nota do Tocantins (647,92), o Colégio Olimpo em Palmas, por exemplo, é considerado 'muito alto'.

A primeira escola pública do estado a aparecer na lista é o Colégio da Polícia Militar de Palmas, que está na 6.702 posição, com a média de 508,69. O nível socioeconômico dos alunos dessa unidade é considerado médio.

Abismo
Em uma análise que considera apenas a nota das provas objetivas (excluindo redação), os dados apontam um aumento do abismo que separa as escolas públicas e as privadas. Neste ano, das 100 escolas com maior nota média no Enem 2015, 97 são privadas. No universo de 1 mil escolas, somente 49 são da rede pública. No ano anterior, eram 93, e em 2013, 78.

A melhor escola de todo o país é o Objetivo Colégio Integrado, em São Paulo. A instituição teve nota 751,29. A pior nota, ocupando a 14.998 posição, é do colégio Estadual Quilombola em Sergipe. A unidade fica na zona rural e os alunos tem renda muito baixa.

Estado
Os resultados do Tocantins foram considerados baixos até mesmo pelo governo do Estado. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disse que já adotou medidas concretas para reverter a situação.

"Entre elas, a aplicação de uma avaliação diagnóstica para alunos da alfabetização, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, para identificar as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também foi realizado um simulado para os alunos da 3ª série do ensino médio, como preparação para o Enem 2016. Neste momento, a rede está realizando o realinhamento dos conteúdos para o exame."

Ainda segundo a secretaria, para 2017, a "as estruturas curriculares estão sendo readequadas, com foco na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Entre as mudanças está a inserção da disciplina de redação a partir do 6º ano do ensino fundamental".

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet