Pelo menos 15 obras que foram planejadas com vistas à Copa do Mundo – e que estão atrasadas – já têm novas datas marcadas para serem concluídas, segundo cronograma apresentado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O documento, que ainda leva em consideração a Arena Pantanal (já concluída e em uso no torneio) e o Veículo Leve sobre Trilhos – cuja data de conclusão será anunciada após a Copa –, trata de obras consideradas essenciais para a realização do Mundial e que não foram finalizadas (como os Centros Oficiais de Treinamento – COTs) e viadutos, trincheiras, duplicações e restaurações de vias em locais de grande fluxo de tráfego.
Um exemplo é a Avenida Miguel Sutil (Perimetral), que hoje se encontra parcialmente liberada, e que deverá estar completamente pronta para uso – como todos os acabamentos, sinalização e paisagismos previstos nos contratos – até o dia 31 de agosto, conforme o relatório.
Já o Viaduto da Dom Orlando Chaves, que liga à Perimetral à avenida de mesmo nome, passando pela Avenida da FEB, em Várzea Grande, tem previsão de conclusão dos serviços até 17 de julho.
Orçada em R$ 16,7 milhões, a obra foi liberada para uso durante a Copa, mas ainda deve passar por reajustes com o final da realização do Mundial em Cuiabá, na próxima semana. Segundo o TCE, o contrato se encontra com 75% dos serviços já executados.
Entorno da Arena
A duplicação da Rodovia Mário Andreazza, obra que se encontra quase finalizada e já é usada por grande parte da população, tem previsão de finalização até 13 de julho, segundo a Secopa.
Orçada em R$26,2 milhões, a obra já teve 86% dos serviços concluídos, de acordo com o relatório do TCE.
Outra duplicação aguardada na região é a da Estrada da Guarita, que custa R$ 27,3 milhões aos cofres públicos e se encontra 77% concluída, enfrentando, principalmente, problemas de desapropriação para ser finalizada.
Segundo a Secopa, tudo deverá ser resolvido e a obra entregue à população com a qualidade contratada até o dia 10 de agosto.
Quanto às ruas que deveriam estar totalmente pavimentadas e restauradas no entorno da Arena Pantanal até o início da Copa do Mundo, o prazo de conclusão para 30 de junho e 7 de julho, respectivamente,
Orçados, juntos, em aproximadamente R$ 13 milhões, os contratos de pavimentação e restauração se encontram com 90% dos trabalhos concluídos cada um.
Uma última obra do entorno – sendo a mais complicada de ter o cronograma cumprido, dentre todas – é a restauração da Avenida Oito de Abril e a implantação do coletor-tronco no Córrego Mané Pinto, obra já orçada em R$ 23,5 milhões e que possui 57% dos serviços finalizados.
Segundo o cronograma apresentado pela Secopa ao TCE, tudo deverá estar pronto até o dia 30 de agosto.
Região do Coxipó
A conclusão do Complexo Viário do Tijucal – formado por um viaduto e uma trincheira –, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, é esperada para 31 de agosto, segundo o relatório.
A obra, já orçada em R$ 36,7 milhões, possui apenas o viaduto liberado para uso e parte das marginais, além de iniciada a construção da trincheira, o que corresponde a 72% do contrato.
Já a construção da Avenida Parque do Barbado, que passa sob o Viaduto da UFMT na Avenida Fernando Corrêa, tem a previsão de ser finalizada até 16 de outubro, segundo a Secopa.
Hoje orçada em R$ 23 milhões, a obra se encontra 65% pronta (de acordo com a última medição feita em maio pelo TCE).
Outro projeto cuja conclusão também é esperado na região é a duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), obra de R$ 23,6 milhões que apresenta menos da metade dos serviços pronto (47%) e que agora tem a conclusão prevista para 9 de outubro.
Centros de Treinamento
O COT da UFMT já foi usado por pelo menos duas das seis seleções mundiais que jogaram em Cuiabá, ainda que se encontre incompleto: somente 70% do projeto foi finalizado até o momento.
Orçado em R$ 17,3 milhões, o projeto tem data de conclusão reajustada para 31 de agosto, segundo a Secopa.
Já o COT da Barra do Pari, em Várzea Grande, nem mesmo chegou a ser utilizado pelas seleções durante a Copa até agora.
Em estágio menos avançado (65%), a obra de R$ 26,8 milhões tem nova data de conclusão já prevista pela Secopa, segundo o TCE, para o mesmo dia que a anterior: 31 de agosto.
Aeroporto Marechal Rondon
A reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, ainda não foi concluída, ainda que grande parte da obra tenha sido liberada para uso durante o Mundial de futebol para não afetar a passagem dos turistas pela Capital.
Orçada em pouco mais de R$ 81 milhões, a obra possui 78% dos serviços já concretizados e, agora, tem previsão de conclusão para 30 de agosto, segundo o relatório do TCE.