Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 16 de Outubro de 2019

0 8
:
5 5
:
0 7

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Campanha Publicitária

Internauta AN

Notícias / Educação

17 Out 2016 - 18:50

Greve dos professores começa com 100 escolas sem aulas no Paraná

Dado foi divulgado pela Secretaria de Educação nesta segunda-feira (17). Há ainda mais de 500 escolas fechadas por ocupação de estudantes.

Do G1

Publicidade

O primeiro dia de greve dos professores e funcionários da educação do Paraná, nesta segunda-feira (17), atingiu totalmente 5% das escolas, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação. Isso significa que alunos de 107 unidades ficaram sem aula pela manhã. Em 18%, a greve foi parcial; em 55%, não houve adesão.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP- Sindicato), Hermes Leão, um dos principais motivos que levou à paralisação foi o texto encaminhado à Assembleia Legislativa, pelo governo estadual, que suspende o pagamento do reajuste dos salários dos servidores previsto para janeiro de 2017. (Leia abaixo)

O sindicato afirma que está levantando os dados da greve nos núcleos de educação. Contudo, segundo o diretor de Comunicação da APP-Sindicato, Luiz Fernandes Rodrigues, ao menos 50% da categoria aderiram ao movimento de greve.

O estado tem aproximadamente 100 mil profissionais que trabalham na educação estadual, sendo que 65 mil são professores.

A categoria também reivindica, por exemplo, a equiparação salarial dos “agente 1” ao piso mínimo regional, reajuste do auxílio transporte para os funcionários contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e a retirada da falta do dia 29 de abril de 2016, quando a categoria realizou uma mobilização para lembrar o conflito entre professores e policiais na greve de 2015.

As ocupações
Além da greve dos professores, a rede estadual de ensino passa pelo movimento de ocupação das escolas. O número de colégios estaduais ocupados por estudantes chega a 550, de acordo com o movimento Ocupa Paraná. O último balanço foi divulgado às 14h30 desta segunda-feira.

Nove universidades e dois núcleos de Educação também foram ocupados.

Já a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou nesta tarde que 570 colégios estão ocupados por estudantes. As ocupações começaram no dia 3 de outubro.

Veja a lista completa das ocupações no site do movimento estudantil.

O reajuste
A emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 que altera o pagamento dos servidores foi apresentada pelo governador Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no dia 3 de outubro e começou a ser analisada pela comissão de orçamento.

Pelo texto, o governo suspende o pagamento do reajuste dos servidores, garantindo apenas as promoções e progressões de carreira de forma parcelada. De acordo com a Secretaria da Fazenda, não há dinheiro para pagar o reajuste e as progressões e promoções.

Após uma série de críticas, no dia 11 de outubro, o governo encaminhou para a Alep um oficio parando a tramitação da emenda.

Três dias depois, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), que é líder do governo na Assembleia, afirmou que a tramitação fica suspensa até que termine a votação, no Senado Federal, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. A medida estabelece um teto para o crescimento das despesas públicas e já foi aprovada em primeiro turno.

Os professores da rede estadual também exigem a regularização do pagamento de promoções e progressões e reclamam do atraso no auxílio refeição para alguns funcionários. Eles também reivindicam a equiparação dos salários de escolas.


Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet