Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Há uma semana os serviços públicos estão praticamente ''congelados''

Como reflexo, municípios acabam sendo também afetados

Agência da Notícia com Mídia News

25/06/2014 - 09:05

 Há seis dias os serviços municipais, do governo do Estado e os trâmites do judiciário estão praticamente congelados em Cuiabá e Várzea Grande. O feriado e os pontos facultativos, decretados por conta dos jogos da Copa do Mundo na Capital e da seleção brasileira, também paralisaram o comércio do município.

Desde a última quinta-feira (19), data do feriado de Corpus Christi, a cidade está parada. Muitos órgãos também aproveitaram para ‘enforcar’ a sexta-feira e só irão voltar as atividades normalmente amanhã (25).

O decreto estadual havia estabelecido como pontos facultativos no Estado os dias em que fossem realizados jogos do Brasil ou na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Por conta disso, nos dias das partidas do Brasil, como a de ontem, o expediente em todo o Estado foi reduzido e alterado para funcionar entre as 7h30 às 13h30.

O decreto também estabeleceu que nos dias de jogos em Cuiabá, os servidores que moram no município também trabalhassem em horário reduzido.

A prefeitura de Cuiabá também decretou ponto facultativo para esta segunda e terça-feira, dia do jogos do Brasil e do confronto entre Colômbia e Japão, na Arena Pantanal. Foram mantidos apenas os serviços essenciais como coleta de lixo, iluminação pública, saúde, defesa civil e trânsito.

Segundo a assessoria do Governo do Estado, independente dos pontos facultativos, os órgãos que trabalham em regime de plantão, com atividades essenciais, continuam atuando normalmente, como setores da Saúde e Segurança. Porém, somente o Pronto Atendimento (PA) funcionou durante esta semana nas unidades de saúde, como Postos de Saúde da Família (PSF) e as Policlínicas.

O Tribunal de Justiça também alterou o horário de atendimento. Ontem, funcionou somente até às 13h, e hoje suspendeu o expediente nas comarcas de Cuiabá, Várzea Grande e no Tribunal de Justiça.

Bancos

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT), os bancos de Mato Grosso funcionaram normalmente durante os jogos realizados na Capital. Já nos dias das apresentações da seleção brasileira as agências alteraram o expediente e funcionaram entre as 7h30 e 11h30.

Comércio

Conforme o advogado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Otacílio Peron, os pontos facultativos são relativos aos orgãos públicos e o comércio é livre para funcionar normalmente. Porém, a maioria das lojas e os comércios de rua da Capital optaram por abrir parcialmente ou fechar nos dias de jogos. Somente os estabelecimentos voltados para o ramo da alimentação tem funcionado regularmente.

Os shoppings de Cuiabá adotaram a medida de fechar um hora antes dos jogos do Brasil e abrir uma hora depois.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp