Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 15 de Outubro de 2019

0 7
:
5 8
:
5 4

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Internauta AN

Notícias / Educação

1 Nov 2016 - 19:20

Enem será feito por 1.436 internos da Fundação Casa

Adolescentes farão as provas nos dias 6 e 7 de dezembro com outros candidatos privados de liberdade.

Do G1

Publicidade

 Um grupo de 1436 internos da Fundação Casa está inscrito para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de dezembro. É o maior número dos últimos quatro anos. Eles cumprem medida socioeducativa em regime privado e farão as provas com outros candidatos privados de liberdade de todo país.

Os adolescentes estão no segundo e terceiro anos do ensino médio e farão o Enem para conseguir a certificação do ensino médio ou disputar vaga ou bolsa no ensino superior.

Em 2013, 838 jovens da Fundação Casa estavam inscritos para o Enem; em 2014 eram 1080; e no ano passado, 1154 jovens se inscreveram para o exame.

Neuza Flores, gerente escolar da Fundação, acredita que tenha ocorrido um aumento da escolarização, reflexo da rede regular de ensino. “Hoje temos mais alunos no ensino médio do que tínhamos há dois anos", diz.

No total, a Fundação Casa possui 9600 jovens em 146 centros espalhados pelo estado de São Paulo. A maior parte dos adolescentes tem entre 16 e 17 anos e apesar de ter idade para cursar o ensino médio, chega até a Fundação com defasagem na idade série. Atualmente cerca de 2.700 estão no ensino médio, de acordo com Neuza Flores.

Os jovens farão as provas nos dias 6 e 7 de dezembro nos mesmos moldes do Enem regular que ocorrerá neste fim de semana. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração. No segundo dia, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, com duração total de cinco horas e meia.

Com o exame, dependendo do resultado, os candidatos podem disputar vagas no ensino superior em instituições públicas, com o Sisu; bolsas nas universidades privadas, com o Prouni, ou no Pronatec, que oferece bolsas para cursos técnicos.

Além disso, os alunos maiores de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio poderão obter a certificação a partir da nota da prova. Caso sejam aprovados, os candidatos que estão privados de liberdade precisam de autorização judicial para estudar.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet