Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 16 de Outubro de 2019

1 8
:
4 2
:
4 0

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Campanha Publicitária

Internauta AN

Notícias / Educação

3 Nov 2016 - 18:00

Data do Enem adiado vai coincidir com vestibulares pelo país

Há casos de universidades que avaliam mudar datas de exames. Adiamento afeta 191 mil participantes do Enem; prova será em 3 e 4 de dezembro.

Do G1

Publicidade

 0 adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cerca de 191 mil participantes vai coincidir, em diversos estados, com a data de vestibulares e processos seletivos que já estavam agendados para 3 e 4 de dezembro.

Levantamento do G1 aponta que haverá conflito de datas em ao menos nove estados e no Distrito Federal (veja detalhes abaixo). Questionado na Justiça, o adiamento é consequência da ocupações de escolas em protestos contra reforma do ensino médio e a PEC do teto dos gastos públicos.

O Mistério da Educação (MEC) vai divulgar na sexta-feira (4) uma lista atualizada das escolas ocupadas onde o Enem será adiado. Nenhuma escola que já foi apontada na lista será excluída, mesmo que já tenha sido desocupada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Veja abaixo estados onde há conflito de datas:

Amapá

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) tem vestibular marcado para a mesma data. As provas serão mantidas no mesmo dia e horário em função de o Amapá não ter nenhuma escola ocupada e nenhuma prova do Enem remarcada.

Bahia

O vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) já estava marcado para 3 e 4 de dezembro. De acordo com comunicado oficial divulgado pela universidade, ainda são avaliadas quais serão as medidas adotadas para solucionar a questão.

No Vestibular 2017, a instituição oferece 1.186 vagas. São 727 oportunidades para o primeiro período letivo e 459 para o segundo período. O exame é constituído de questões objetivas e redação.

Distrito Federal

Em Brasília, a data é a mesma do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que dá acesso à Universidade de Brasília. Estudantes da 1ª etapa do PAS têm prova em 4 de dezembro. Estudantes da 2ª etapa do PAS têm prova em 3 de dezembro.

Minas Gerais

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) terá processo seletivo nesta mesma data (4 de dezembro). Segundo o coordenador do setor de vestibular e concurso da instituição, Guilherme Camilo, o processo seletivo do Campus Poços de Caldas (MG) está marcado para acontecer no domingo (4) de dezembro e a prova não deve ser cancelada. As provas serão aplicadas em Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.

Pará

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) irá avaliar a possibilidade de mudar a data da última etapa do Processo Seletivo Seriado (Prise) da instituição. Mais de 5 mil candidatos estão inscritos. O Prise é um forma antiga de ingresso na instituição, utilizada antes da UEPA adotar o Enem, e que será descontinuada em 2017.

Paraná

A segunda fase da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, prevista para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, está mantida por enquanto. De acordo com a Coordenadora de Processos Seletivos (Cops) Cristiane Medina, a instituição só tomará uma decisão sobre a possibilidade de adiamento da segunda etapa do vestibular de verão 2017 após a decisão judicial da Justiça Federal sobre a suspensão do Enem.

"Nós precisamos dessa posição judicial para podermos pensar se vamos adiar as provas ou não. Por enquanto, o calendário do vestibular não será alterado", pontua a coordenadora.

Segundo a UEL, para a segunda fase do vestibular são esperados em torno de 8.500 candidatos. Além disso, 600 vagas disponibilizadas serão preenchidas pelo Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), sendo a seleção feita exclusivamente pelo Enem.

Pernambuco

No Recife, a Universidade de Pernambuco (UPE) realizará nos dias 4 e 5 de dezembro o Vestibular Seriado 1º Etapa , o SSA 1. Esse teste é para alunos que estão no primeiro ano do Ensino Médio. Eles fazem provas no 1º, 2º e 3º anos e acumulam nota para entrar na universidade. As provas serão domingo e segunda-feira. O Enem ocorrerá no sábado (3) e no domingo (4).

Por causa desse choque de datas, a UPE informou que ainda vai se reunir (sem data marcada) para definir se vai realizar alguma mudança. Estão cadastrados para o SSA 1, ao todo, 19.382 alunos.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, o adiamento coincide com a data do vestibular da da PUCRS e a ESPM Sul. A PUCRS ainda avalia uma eventual mudança na data do vestibular, enquanto a ESPM diz que irá manter o calendário.

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) tem vestibular previsto para o dia 4 de dezembro. A universidade informou que deve avaliar com o setor jurídico a possibilidade de alteração de data.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também tem etapa marcada para 4 de dezembro. A assessoria de comunicação afirmou que, por enquanto, não deve haver uma modificação na data da prova, mas aguarda uma orientação do MEC.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não tem mais concurso vestibular, apenas processo seletivo. As provas para ingresso em cursos técnicos subsequentes do Colégio Politécnico da UFSM e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria estão agendadas para 4 de dezembro. Porém, segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), que organiza o processo seletivo, a data dos exames está mantida,e, por ora, não tem previsão de alterá-la.

Roraima

Em Roraima, a prova da Universidade Estadual (UERR) será no dia 4 de dezembro.

Tocantins

As provas do IFTO para os cursos técnicos e superiores serão aplicadas em 4 de dezembro, mesmo dia em que alunos farão a prova do Enem nos campus da UFT nas cidades de Araguaína e Porto Nacional. A Pró-Reitoria do IFTO reconhece o conflito, mas disse que ainda vai conversar sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet