Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 10 de Dezembro de 2019

2 3
:
4 6
:
2 2

Últimas Noticias

Notícias / Educação

5 Nov 2016 - 14:40

Nº de inscritos para o Enem 2016 em Alagoas é menor que no ano anterior

Foram 143.750 candidatos este ano, uma redução de 6,24%, aponta o Inep. Mais 7 mil não farão provas neste fim de semana por causa das ocupações.

Do G1

Publicidade

O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano em Alagoas é menor que o registrado em 2015. Foram 143.750 candidatos, uma redução de 6,24%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas acontecem neste sábado (5) e no domingo (6), exceto nas escolas ocupadas por estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) remarcou as provas onde está havendo ocupação para os dias 3 e 4 de dezembro. Mais de 7 mil candidatos no estado foram afetados pela medida. Os alunos receberam SMS informando da mudança, mas quem não foi avisado, deve comparecer à escola normalmente. A orientação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com os dados do Inep, 22% dos inscritos se declararam brancos, 12%, pretos e 60% disseram ser pardos. Apenas 1% diz ser índio e 4% se declararam amarelos.

Do total de inscritos para o Exame este ano, 17.955 são da modalidade certificação, que são os participantes também interessados em obter o certificado do Ensino Médio.

Os candidatos que solicitaram atendimentos específicos são 2.227. Destes, 1.792 disseram ser estudantes sabatistas, que guardam os sábados e, por isso, deverão fazer a prova do primeiro dia após as 18 horas, 144 gestantes e 273 são lactantes (mulheres que deram à luz recentemente e estão amamentando).

Em relação à faixa etária, 4.268 disseram ter menos que 16 anos, entre 21 e 30 anos são 50.627 candidatos e maior que 30 anos são 22.134. Apenas 18 pessoas disseram ser idosas.

Horário
Os horários indicados no edital do Enem são todos referentes a Brasília, que por conta do horário de verão, está uma hora à frente de Alagoas. Aqui no estado, o horário de fechamento dos portões é às 12h (hora local). As provas terão início às 12h30, mas só poderá participar do exame quem entrar na local de prova antes de os portões serem fechados.

No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

Provas adiadas
Em Alagoas, 24 escolas estão ocupadas, sendo que 14 desses locais também seriam utilizados para a aplicação de provas do Enem.

O Inep cita 15 locais de prova ocupados porque eles contabilizam o campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em Arapiraca e a Escola Estadual Costa Rego como locais distintos, mas o campus funciona na escola estadual, portanto é um só.

A estudante Marília Urquiza, 16, faria prova no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, mas como o local está ocupado, ela recebeu uma mensagem pelo celular informado que a data data da prova do Enem vai acontecer nos dias 3 e 4 de dezembro.

"No começo me senti prejudicada porque eu achava que a prova seria mais difícil, aí achei meio injusto para concorrer. Mas depois comecei a tentar ver o lado positivo, como ter mais tempo para revisar os assuntos", afirma a estudante.

A Escola Estadual Lions Club, em Arapiraca, é outra que aparece na lista do Inep como ocupada, mas a Secretaria de Educação (Seduc) e a Ubes negam a ocupação. Por conta das divergências, o Instituto orienta que os estudantes que farão provas nestes locais e não receberam o comunicado via SMS ou ligaão, compareçam na marcada inicialmente (dias 5 e 6).

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet