Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 10 de Dezembro de 2019

2 3
:
4 5
:
4 8

Últimas Noticias

Notícias / Educação

5 Nov 2016 - 10:40

Após semana turbulenta, Enem será aplicado a mais de 8 milhões de estudantes neste fim de semana

Provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza terão 4 horas e 30 minutos de duração

Do R7

Publicidade

 Neste sábado e domingo, 5 e 6 de novembro, mais de 8 milhões de candidatos farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o País. Após dias de turbulência na organização e adiamento da prova para mais de 240 mil candidatos por causa das ocupações de escolas em diversos Estados, o exame ocorre para 8,3 milhões de inscritos. Ao todo, 8,6 milhões se candidataram para o Enem neste ano. Esta é a segunda maior edição do exame, atrás apenas de 2014.

Os cerca de 240 mil alunos que tiveram o exame adiado por causa da ocupação das escolas farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo) — o MEC cancelou a aplicação da prova em 364 locais. Já o exame para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa foi remarcado para 13 e 14 de dezembro (terça e quarta-feira). O MEC informou que ainda poderá adiar o Enem para mais estudantes caso haja risco aos participantes ou alguma situação que atrapalhe a aplicação das provas neste fim de semana.

Neste sábado (5) e domingo (6), os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). A aplicação das provas começa às 13h30. No sábado as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. No domingo será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos de exame.

O que levar

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas. O Ministério da Educação informou que também haverá fiscalização dos lanches dos candidatos.


Local de prova

Os candidatos do Enem podem acessar o local de prova na internet ou pelo aplicativo do Enem. Além do local, data e horário de prova, o cartão de confirmação traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

O cartão de confirmação está disponível pela internet, na Página do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para lembrar os estudantes, o Inep fez uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou o cartão. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão. O acesso é de responsabilidade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto para o local de prova com antecedência para evitar atrasos no dia do exame.

Horário

Com o horário de verão em vigor em vários estados, os estudantes que vão fazer a prova do Enem precisam ficar atentos ao horário de abertura e fechamento dos portões. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

Em 18 Estados os estudantes farão a prova em horário diferente do de Brasília. Portanto, esses candidatos devem acertar os ponteiros do relógio ao da capital federal para não perder o exame.

O Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas terão a maior diferença em relação à capital federal. Oito estados e o Distrito Federal acompanham o horário de Brasília e outros 14 estão têm apenas uma hora de diferença.

Os candidatos sabatistas — que guardam o sábado por motivos religiosos — devem chegar nos mesmos horários dos demais e serão acomodados em salas separadas até as 19h, quando podem iniciar a prova.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet