Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 15 de Dezembro de 2019

1 8
:
4 6
:
1 8

Últimas Noticias

Campanha Publicitária
publicidade

Notícias / Educação

8 Nov 2016 - 12:30

Conselho da UFRPE se posiciona contra a PEC dos gastos públicos

Nota foi publicada na segunda-feira (7), no site oficial da instituição de ensino. Na quarta (26), o reitor da UFPE divulgou um vídeo e criticou a proposta.

Do G1

Publicidade

O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) se posicionou contra a PEC do teto dos gastos da União, ao divulgar uma nota no site oficial da instituição. No texto, o conselho chega a chamar de “nefastos” os efeitos da proposta no serviço público, em especial à saúde e à educação. O documento foi publicado na segunda-feira (7).

“No caso da educação, os impactos serão imediatos nas políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão nas universidades públicas. Além disso, sem o adequado financiamento, as metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) não serão alcançadas, desviando o país do caminho do desenvolvimento econômico e da inclusão social”, diz o texto.

Também contrários à PEC, alunos de universidades federais, da Universidade de Pernambuco (UPE) e de escolar públicas do estado ocupam diversos prédios das instituições.

A Proposta de Emenda Constitucional pretende limitar gastos do governo pelos próximos 20 anos. Ela foi aprovada na Câmara dos Deputados. Agora, segue para o Senado, onde será apreciada e tramitará como PEC 55.

Para o conselho, o governo deve buscar outras formas de ajuste fiscal que não penalizem o setor público. “A PEC 55 traz retrocessos que, pelo bem coletivo, devem ser repudiados com veemência por aqueles e aquelas que têm compromisso com as gerações presentes e futuras”, encerra.

Na quarta-feira (26), o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro, também divulgou um vídeo depoimento repleto de críticas à PEC. Ele acredita que a proposta comprometerá o futuro das universidades públicas.

Segundo ele, a PEC ainda pode prejudicar as políticas de assistência estudantil, as Casas de Estudante e o Restaurante Universitário e a reposição dos quadros da universidade, podendo impactar nas pesquisas realizadas nos centros de ensino

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet