Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Período de combate começa em Cuiabá

Para denúncias há três números: 163, 3616-9614 ou 0800 647 5330.

Agência da Notícia com Mídia News

01/07/2014 - 11:18

 Monitoramento de terrenos e fiscalização intensa fazem parte da lista de medidas preventivas elencadas pela Prefeitura de Cuiabá no combate às queimadas. A reunião, que contou com autoridades municipais, estaduais e a brigada de incêndio, apontou a importância dos cuidados no período da seca. A reunião aconteceu na tarde de segunda-feira, no auditório da Secretaria do Estado de Meio Ambiente.

“Julho costuma ser um período crítico para nosso Estado e para Cuiabá. É nesta época que vemos o início da incidência de focos de incêndio e é por isso que estamos aqui para antecipar qualquer futura ocorrência”, revela Oscar Amélito, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho de combate às queimadas já teve início e será feito de maneira incisiva, para que nenhum caso seja descoberto tarde demais.

“Nosso objetivo é antecipar focos de incêndio. Para isso, já estamos realizando o monitoramento de terrenos que costumam ser alvos fáceis, além de fazer a limpeza das margens de áreas verdes, aumentando a distância entres as vias públicas e essas regiões”, conta Amélito.

No combate às queimadas, a equipe de fiscais ainda vai contar com o auxílio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que identifica focos de calor por meio de satélite.

“Aonde for constatado que há um foco de calor, a equipe será direcionada para avaliar o local e se há queimadas ou não. Os fiscais estarão de prontidão para avaliar e combater caso seja necessário”, afirma José Lacerda, secretário Estadual de Meio Ambiente.

Além disso, o trabalho preventivo conta também com o apoio da população, que tem papel fundamental na preservação das áreas verdes.

“É de suma importância todos adotarem esse trabalho. Contamos com o apoio da população, em evitar jogar lixo em áreas de preservação ambiental e bitucas de cigarro – que podem se transformar em uma combinação explosiva. Além disso, todos devem ficar atentos ao menor sinal de fogo, registrando qualquer ato por meio de fotos ou vídeos e fazendo denúncias. Nesta luta, todos somos fiscais também”, conclui o coordenador.

Para denúncias, ligue 163, 3616-9614 ou 0800 647 5330.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp