Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 16 de Outubro de 2019

0 8
:
5 9
:
4 2

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Campanha Publicitária

Internauta AN

Notícias / Educação

26 Nov 2016 - 11:26

Unemat deve reservar 5% das vagas em curso de graduação para índios

Ação afirmativa deve valer a partir do vestibular de 2017, segundo a instituição. Candidato deve se autodeclarar indígena e comprovar com documento.

Do G1

Foto: Divulgação/Unemat

 (Crédito: Foto: Divulgação/Unemat)

Publicidade

A Universidade de Mato Grosso (Unemat) deve reservar 5% de todas as vagas de cursos de graduação oferecidos pela instituição para indígenas a partir de 2017. A medida foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) em sessão ordinária na quarta-feira (23). Para concorrer às vagas, o candidato deve se autodeclarar indígena e, ao se matricular, apresentar uma declaração que comprove a etnia.

A instituição ainda não reserva as vagas para indígenas. No entanto, oferece há mais de 10 anos, cursos de licenciatura em uma faculdade intercultural em Barra do Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, destinada apenas aos índios.

A partir do vestibular de 2017, os indígenas terão acesso a todos os cursos ofertados pela Unemat. Na inscrição, o candidato deve se autodeclarar indígena e apresentar, durante a matrícula, uma declaração da comunidade indígena o reconhecendo como integrante da etnia.

De acordo com a instituição, a criação do programa de ação afirmativa visa atender os índios para ampliar a integração dos povos e valorizar as comunidades indígenas. Ao todo, a Unemat reserva 25% das vagas para negros ou pardos, 30% para alunos de escola pública e 40% para ampla concorrência.

A Unemat tem campus em Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet