Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 10 de Dezembro de 2019

0 7
:
1 7
:
0 6

Últimas Noticias

Notícias / Educação

8 Dez 2016 - 16:50

Aluno da rede estadual vence concurso nacional de redação

Do G1

Publicidade

 O 2º Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União reuniu representantes de 279 escolas de 24 Estados e do Distrito Federal. Com o tema “Tráfico de Pessoas – Diga Não”, o concurso premiou o aluno classificado em primeiro lugar em cada estado, e o seu professor responsável, com um tablet. No total, 939 redações foram inscritas.

Em Mato Grosso, Rogério Antônio de Lima Júnior, estudante de 16 anos da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, do município de Nova Mutum (a 242 km de Cuiabá), foi o vencedor. Em seu texto, ele buscou inspiração em “Navio Negreiro”, de Castro Alves, o Poeta dos Escravos. O poema do século XIX relata a situação dos escravos da época e protesta contra esta situação.

O estudante não esconde o orgulho em ganhar o prêmio. “Eu me sinto muito privilegiado por ter levado o nome da escola para fora do Estado, só tenho a agradecer a professora Rosenir, ao diretor e a todos da escola”, contou emocionado.

A professora de português, Rosenir Mendes Müller, leciona na Escola desde 2009 e acompanha Rogério desde que ele ingressou na unidade em 2015, para cursar o primeiro ano do ensino médio. No início desse ano, a dupla já havia ganhado um concurso de redação de âmbito municipal, cujo tema era a exploração sexual e infantil.

Rosenir explica que trabalhou com os alunos o tema do concurso em pesquisas, filmes e que promoveu um debate. Além disso, pediu para que todos os alunos escrevessem uma dissertação sobre o tema. “Eu acredito que a escola é para formar cidadãos críticos e esse tipo de concurso é para isso, além de estimular os alunos”, destacou.

Segundo a articuladora da escola, Tânia Manjabosco, todos os professores de português foram estimulados a trabalhar o tema da redação. “Mobilizar os alunos para participar de um concurso como esse, é estimular a consciência”.

Reconhecimento

O aluno e a professora foram homenageados pela escola durante a realização da Feira de Linguagem, no dia 30 de novembro. A unidade escolar recebeu uma placa de honra ao mérito pela vitória. O diretor da escola, Ailson Benedito de Arruda, disse que o prêmio significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos docentes junto aos alunos.

“Toda a equipe gestora, que está sempre acompanhando, orientando e incentivando o trabalho pedagógico, está de parabéns. Quero reforçar que a educação se faz em conjunto, portanto, é primordial citar o trabalho pedagógico desenvolvidos pelos educadores da rede pública. Essas oportunidades motivam os nossos alunos a continuarem acreditando no potencial de cada um”, finalizou o diretor.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet