Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quinta-feira 12 de Dezembro de 2019

1 8
:
3 8
:
1 0

Últimas Noticias

Campanha Publicitária
publicidade

Notícias / Economia

14 Dez 2016 - 09:50

Outlets brasileiros esperam faturamento recorde neste ano

Com crise e queda em viagens para os Estados Unidos, setor pode faturar R$ 3,2 bilhões

Do R7

Publicidade

 Enquanto o varejo amarga resultados ruins nos últimos anos, os outlet centers — shoppings fora das grandes cidades que concentram dezenas de lojas de marcas com preços menores — estimam fechar o ano no azul.

Segundo cálculos da empresa de consultoria e desenvolvimento About, os 12 outlet centers em funcionamento hoje no País deverão terminar 2016 com faturamento de R$ 3,2 bilhões. O crescimento bruto é de 28% em relação a 2015: um recorde para um setor que começou a ser mais conhecido no Brasil nos últimos dois anos.

É preciso levar em conta que o número de empreendimentos também subiu neste ano, com a inauguração de um em Atibaia e outro em Lorena, ambos no interior de São Paulo.

Dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que os brasileiros estão comprando menos. As vendas no varejo acumulam queda de 6,7% neste ano.

Mesmo assim, quem vai às compras está cada vez mais em busca de preços baixos. É aí que o outlet abocanha uma fatia dos clientes dos shoppings centers convencionais, segundo André Costa, sócio-fundador da About.


— A crise gera em nós a consciência de preço. O consumidor que ascendeu entre 2009 e 2013 continuou a buscar artigos de moda em outlets. As pessoas passaram a melhorar seus hábitos de consumo e é duro dar um passo para trás diante da crise. O outlet dá a possibilidade de manter um pouco desse padrão.

Segundo a About, o crescimento das vendas tem relação direta com a diminuição do ritmo das viagens de compras nos Estados Unidos. Vale lembrar que o dólar saltou da casa dos R$ 2 para R$ 4 em cerca de dois anos. No atual semestre, a moeda ficou em torno de R$ 3,40: um patamar considerado ainda alto para reaquecer as famosas viagens de compras na Flórida.

Os bons resultados animam os empresários, inclusive os donos de shoppings tradicionais. Nos últimos anos, a General Shopping inaugurou empreendimentos em Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. O Nordeste tem ganhado destaque. Já são três grandes outlets na Bahia e no Ceará.

A About considera, no entanto, que os outlets são mais populares nas grandes regiões metropolitanas. O objetivo é, aos poucos, avançar para o interior do Brasil. Ainda não há, por exemplo, outlets na região Norte. Até 2019, o País terá mais dez empreendimentos, a maioria ainda concentrada no Sudeste.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet