Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 10 de Dezembro de 2019

1 9
:
2 3
:
4 2

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Educação

14 Dez 2016 - 10:20

Alunos ocupam há quase um mês 3 blocos da UFMT contra PEC do teto

Estudantes são contra o limite nos gastos públicos proposta por Temer. Assembleia para definir o fim do movimento deve ocorrer na quarta-feira.

Do G1

Publicidade

 Há quase um mês, estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ocupam três blocos da instituição contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que impõe limite para os gastos públicos por um período de 20 anos. A PEC foi aprovada em 2º turno nesta terça-feira (13). Os alunos ocupam o Instituto de Educação (IE), da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e do Instituto de Ciência Humanas e Sociais.

Durante a ocupação, os estudantes disponibilizaram atividades públicas, palestras e oficinas, já que as aulas foram suspensas por causa do movimento.

Segundo o diretor do IE, Silas Borges Monteiro, nenhuma ocorrência foi registrada no prédio desde a ocupação. “Foi tudo de forma pacífica, os alunos respeitaram o espaço público e tudo deve acabar também de forma organizada”, disse. Os estudantes devem se reunir nesta quarta-feira (14) para definir a data da desocupação.

Hoje, um grupo queimou pneus na Avenida Fernando Côrrea da Costa, em Cuaibá, contra a PEC 55. Segundo a Polícia Militar, um grupo de pessoas fez uma barricada com os pneus e saiu do local após colocar fogo. A avenida ficou interditada durante o protesto.

PEC 55

Pela proposta, os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior, pelas próximas duas décadas. Se um poder não respeitar esse teto, a PEC prevê sanções, como a proibição de concursos públicos e aumentos a servidores.

O texto foi aprovado por 53 votos a favor e 16 contra. Para a aprovação, eram necessários três quintos (49) dos votos dos 81 senadores. A sessão do Congresso Nacional destinada à promulgação está marcada para as 9h desta quinta-feira (15).

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet