Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 15 de Dezembro de 2019

1 0
:
2 1
:
4 9

Últimas Noticias

Notícias / Economia

14 Dez 2016 - 12:10

Setor de serviços cai 7,6% e tem o pior resultado desde 2012

De setembro para outubro, a baixa foi menor, de 2,4%, segundo informou o IBGE. Nessa base de comparação, segmento de transporte recuou 7%.

Do G1

Publicidade

 O volume do setor de serviços recuou 7,6% em outubro de 2016, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a maior queda, nessa base de comparação anual, desde o início da série histórica do indicador, em janeiro de 2012.

Já na comparação mensal, de setembro para outubro, a retração foi menor, de 2,4%. Em setembro, havia sido de 0,3% e, em agosto, de 1,6%.

No ano, o setor de serviços acumula queda de 5% e nos últimos 12 meses, de 5,1%.

Na comparação mensal, tiveram resultados negativos transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,0%); serviços de informação e comunicação (-3,1%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%) e outros serviços (-0,5%). O agregado especial das atividades turísticas recuou 1,3%. Apenas os serviços prestados às famílias cresceram 0,1%.

Frente ao ano passado, o comportamento dos setores foi parecido. Transportes, por exemplo, caíram 13,5%; seguidos por serviços prestados às famílias, -6,8%, e serviços profissionais, administrativos e complementares, -5,7%.

Receita nominal

A receita nominal registrou queda de 1,3% em outubro frente a setembro e de 3,1% na comparação com mesmo mês do ano anterior. As taxas acumuladas no ano e em 12 meses ficaram em 0,0%.

Regiões

De setembro para outubro, os maiores resultados positivos partiram de Rio Grande do Norte (1,1%), Acre (0,4%) e Bahia (0,3%). Por outro lado, os maiores negativos foram observados em Mato Grosso (-19,6%), Amazonas (-6,6%) e Rondônia (-4,5%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, todas as Unidades da Federação apresentaram variações negativas, sendo que as maiores foram registradas em Mato Grosso (-33,3%), Rondônia (-19,7%) e Amazonas (-16,3%).

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet