Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 10 de Dezembro de 2019

1 8
:
5 3
:
5 0

Últimas Noticias

Notícias / Economia

15 Dez 2016 - 17:10

Produção da Petrobras até novembro fica pouco abaixo da meta para 2016

Em novembro, produção média de petróleo no país subiu 2% ante outubro e avançou 7,7% ante o mesmo mês de 2015.

Do G1

Publicidade

 A Petrobras produziu no acumulado do ano até novembro 2,129 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) em média no Brasil, número praticamente estável ante a média de 2015 e pouco abaixo da meta traçada para o ano, de 2,145 milhões de bpd, informou a petroleira em nota nesta quinta-feira.

Em novembro, a produção média de petróleo no país foi de 2,23 milhões de bpd, alta de 2% ante outubro e avanço de 7,7% ante o mesmo mês de 2015.

Para o desempenho, a Petrobras destacou uma melhora operacional de unidades instaladas no Parque das Baleias, na parcela capixaba da Bacia de Campos, e da plataforma do tipo FPSO Cidade Saquarema, instalada no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

"Outro fator positivo foi o início de operação de um novo poço conectado ao FPSO Cidade Maricá, também em Lula", disse a empresa em seu comunicado.

A produção total de petróleo e gás natural, em novembro, foi de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,74 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior.

Ainda conforme o documento, a produção operada pela companhia (incluindo a produção de parceiros) na camada pré-sal alcançou em novembro a marca de 1 bilhão de barris de petróleo no acumulado dos seis anos desde a primeira produção comercial, um desempenho "ímpar na história mundial da produção offshore de petróleo".

Comparando com outras importantes áreas petrolíferas do mundo, na porção americana do Golfo do México, esse patamar foi atingido 14 anos após o início da produção comercial e, no Mar do Norte, em oito anos. No Brasil, esse mesmo patamar só foi atingido na Bacia de Campos depois de 15 anos de produção comercial, segundo a Petrobras.

Gás natural

A produção de gás natural da Petrobras no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 80,5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), alta de 3,8% ante o mês anterior, devido ao melhor desempenho operacional das plataformas, além do retorno à operação do FPSO Cidade de Santos, após parada programada.

A produção média de gás natural no exterior, excluído o volume liquefeito, foi de 9,1 milhões m³/d, queda de 5,3% ante o mês anterior, devido, principalmente, à parada para manutenção na plataforma de Hadrian South/Lucius.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet