Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 15 de Dezembro de 2019

1 7
:
4 0
:
0 8

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Educação

15 Fev 2017 - 16:50

Medalhistas olímpicos de matemática podem concorrer a bolsas de estudos

Do Agência Brasil

Publicidade

 Estudantes de baixa renda e que tenham conquistado uma medalha em qualquer edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) podem concorrer a 50 bolsas para se manterem na universidade. As inscrições estão abertas até o dia 20.

As bolsas são concedidas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que promove a olimpíada, em parceria com o Instituto TIM.

Para concorrer, o aluno precisa ser medalhista de ouro, prata ou bronze em alguma edição da OBMEP; estar matriculado em uma universidade pública para o primeiro período deste ano nos cursos de astronomia, biologia, computação, economia, engenharia, estatística, física, matemática, medicina ou química.

“Geralmente, as grandes universidades públicas ficam em capitais, e essa criança não tem condições de se manter nesse lugar, às vezes por ser arrimo de família”, disse Mônica Souza, coordenadora da Olimpíada de Matemárica.

A bolsa é renovada por até 48 meses, mediante avaliação, que é feita nas universidades por professores colaboradores do IMPA.

Esse é o terceiro edital da parceria. Os recursos para as bolsas são concedidos pelo Instituto TIM. A divulgação dos contemplados está prevista para o dia 16 de março.

Atualmente, 100 medalhistas recebem a bolsa, como Janaína de Santana Santos, bolsista desde 2016. Natural de Feira de Santana, interior da Bahia, e medalhista por cinco vezes, Janaína cursa matemática na Universidade Federal da Bahia, em Salvador."Sem a bolsa, eu não estaria estudando aqui, porque eu sou de outra cidade, tem a questão financeira de me manter, pagar aluguel”, disse.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet