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Notícias / Política

31 Mar 2017 - 09:22 | Atualizado em 31 Mar 2017 - 11:22

FUNAI diz que estudo está pronto e libera o asfalto no contorno da BR 158, obra custará R$ 500 milhões

No encontrou ficou confirmado que o asfalto será feito pelo entorno do traçado original.

Agência da Notícia com Camila Nalevaiko

Agência da Notícia

Audiência realizada na Vilarejo Alô Brasil (Crédito: Agência da Notícia)

Audiência realizada na Vilarejo Alô Brasil

Vinte prefeitos, representantes do DNIT, Meio Ambiente, Presidente da Funai, Senador, Deputados Estaduais, Representantes do Governo do Estado de MT, a comunidade Xavante e a população, isso foi o que a Audiência Pública da Assembleia Legislativa realizada nesta quinta-feira (30) no Alô Brasil solicitada pelo Deputado Estadual Baiano Filho do PSDB, conseguiu reunir para encontrar definitivamente uma solução para a conclusão do asfalto da BR 158.

No encontro ficou confirmado que o asfalto será feito pelo contorno, ou seja, a BR-158 passará pelo Luizinho, passando por Pontinópolis, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia. No total serão cerca de 200 quilômetros a mais, a distância praticamente dobrou, porém, o Cacique Damião líder dos Xavantes da Terra Indígena Marawatsede que estava presente no evento, foi enfático em dizer que não permite o asfalto no trecho original, mas que apoia totalmente o desvio da BR. “Não vamos deixar o asfalto passar dentro da Reserva Indígena, já sofremos mais de 50 anos quando ficamos fora da nossa área e agora não queremos estrada dentro da nossa reserva. Mas vamos apoiar o asfalto pelo contorno”, disse o Cacique Damião que foi bastante aplaudido.

O Presidente da FUNAI Antônio Costa falou pouco, mas falou o que todos estavam esperando ouvir. “Nós estamos aqui para dizer que a FUNAI não será entrave para o desenvolvimento do Brasil e viemos participar aqui hoje e dizer que o estudo da FUNAI para a construção da estrada está concluído e que a FUNAI concorda em fazer o asfalto pelo entorno do Eixo Principal”, afirmou o Presidente da FUNAI.

A Representante do IBAMA – Larissa Carolina que também esteve no evento afirmou que após o posionamento da FUNAI, o papel do Ibama agora é ouvir a comunidade e não é de entrave. “Vamos fazer aqui o nosso compromisso de avaliar essa questão do contorno e emitir a licença prévia o mais rápido possível”, disse Larissa.

O Diretor Geral do DNIT, Valter Casimiro, afirmou que o custo da obra ficará em torno de R$ 500 milhões de reais, e será dividia em dois lotes, sendo o lote A do Luizinho ao Alto Boa Vista e o lote B de Alto Boa Vista a Bom Jesus do Araguaia. Ainda segundo Valter os lotes serão licitados o A até 10 de abril e o B até 10 de maio. “Após todas as licenças concluídas, e a licitação feita, o dinheiro empenhado e as máquinas no trecho a obra deve levar em torno de 2 anos e meio para concluir”, explicou o Diretor Geral do DNIT.

Para Baiano Filho que promoveu a Audiência o resultado foi positivo. “Mostramos união, conseguimos unir os brancos e os índios e chegamos a um consenso, além de conseguir o apoio da FUNAI, demos um grande passo, mas agora temos que continuar o nosso trabalho de cobrança para a conclusão desta obra que importante não só para o Araguaia mas para todo o Brasil”, disse Baiano Filho.

  • FUNAI diz que estudo está pronto e libera o asfalto no contorno da BR 158, obra custará R$ 500 milhões
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7 comentários

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  • por Antonio, em 31 Mar 2017 às 15:41

    "“Não vamos deixar o asfalto passar dentro da Reserva Indígena, já sofremos mais de 50 anos quando ficamos fora da nossa área e agora não queremos estrada dentro da nossa reserva" que sofrimento, viver a custa do governo e sofrimento no mais o próprios índio que vive em cima de suas caminhonetes foram a esse evento usando do atual traçado da BR-158, e daqui uns dias vem choramingando pra "homem branco" conserta estrada, pra que gastar mais se e simples fazer a estrada pelo caminho mais curto, não queremos o posto da mata de volta queremos apenas o direito que seria garantido pelo Art. 5, inc. XV da Constituição Federal de 88, de apenas de ter a livre locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens

  • por Naves Bispo, em 31 Mar 2017 às 14:18

    Sem comentarios, politicagem, prejudicar p pais, fazer a BR COMO DEVE e ai o Baiano organiza as vicinais

  • por Maikon Sfredo., em 31 Mar 2017 às 14:01

    E o cacique Damião e bastante aplaudido em sua fala kkk... Sarcasmo isso viu... Infelizmente os PRODUTORES DA REGIÃO ,irão sofrer absurdamente com esse desvio de rota...infelizmente !

  • por Paulo matos, em 31 Mar 2017 às 13:55

    Um presidente de uma autarquia do quarto escalao e um cacique de meia tijela,sinplesmente dizem que uma rodovia federal,nao vai passar por aqui e ninguem,levanta a voz pra nada,que pais é esse?

  • por Ruth, em 31 Mar 2017 às 11:40

    Essa estrada deveria passa pelos baianos, pois eh creio eu q seria mais perto do q passar por bom jesus.

  • por jr, em 31 Mar 2017 às 11:28

    boa atitude pois vai trazer melhorias a outros municípios,como alto,serra e bom jesus... o importante q esse projeto possa prosseguir

  • por Rafael, em 31 Mar 2017 às 09:58

    Vejo que esta acontecendo um Jogo Politico fazendo este contorno , Vai Gastar mais $$ vai ficar mais longe o trajeto sem contar os top que tem indo pra Bom Jesus e Serra Nova , isso sera favorável só pra esses cidades . Pra quem planta soja e pra quem tem frota de caminhão esse asfalto não vai viabilizar em nada . As Maiores fazendas estão na 080 , ou seja o caminhão sempre vai pelo posto da mata e ali no posto da mata em vez de entrar para sao felix entra sentido a 080 , assim andando menos chão . Ja que os Indios manda no Brasil e na Politica , Faz esse asfalto pela 080 saindo em canabrava do norte, assim não precisa faz 90 km a mais do necessário e não precisa fazer graça para os Indios . Mas como precisa ter um jogo Politico e bajulação aos Índios , isso não vai ser feito , Infelizmente . Quero parabeniza a Camila , por nos ter representado quando fez o uso do microfone na audiencia . Mas enfim , se de fato sair o asfalto por esse caminho desnecessário pra pessoa Física sera otimo , mas pra quem planta soja , milho e depende do caminhao , nao vai resolver nda.

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