Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

NASF oferece grupo fisioterapia para tratamento de dores crônicas em Sinop

Agência da Notícia com Redação

24/04/2017 - 10:10

 O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, oferece grupos de atividades físicas com exercícios específicos de fisioterapia voltados ao tratamento de dores crônicas. Os encontros ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) apoiadas pelas ações dos núcleos nos bairros Jardim Oliveiras, Violetas, Primaveras e Gente Feliz.

Conforme explica a fisioterapeuta Mônica Medeiros Reina, que conduz as aulas, o trabalho visa à melhora na qualidade de vida daquelas pessoas acometidas por dores crônicas (coluna, joelho, entre outras partes do corpo). As vagas são limitadas a 10 participantes, previamente indicados pela unidade de saúde.

“As dores crônicas são patologias com dificuldade de resolução por terapia medicamentosa ou outras terapias complementares. Quando o problema é dor aguda, e o tratamento requer uso de aparelhos, o cidadão pode recorrer ao Centro de Reabilitação Dom Aquino”, explica Mônica.

De acordo com a fisioterapeuta, o público atendido pelas aulas tem entre 35 a 85 anos. “Geralmente, as dores crônicas são desenvolvidas ao longo do tempo e a partir de fatores como trabalho pesado, má-postura, sobrepeso, sedentarismo”, pondera.

Apenas por meio do encaminhamento médico daquelas unidades que compõem o território de atuação do Núcleo é possível participar das aulas.

O NASF

Em Sinop, o NASF atua também com grupo de terapia comunitária, grupo de saúde mental, grupo de dor crônica, grupo de emagrecimento, grupo de atividades físicas, pilates para gestantes, grupo de hiperdia, entre outros atendimentos.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp