Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Estado incentiva trabalho de taxistas

Agência da Notícia com Redação

24/04/2017 - 10:40

 O presidente da Desenvolve-MT (antiga MT Fomento), Mario Milton Ferreira se reuniu com o presidente e também com o secretário da Associação dos Taxistas de Mato Grosso, Abel Arruda e Eduardo Domingos, durante a Feira do Turismo Internacional do Pantanal 2017, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O objetivo do encontro é para esclarecer as dúvidas e colocar os serviços da Agência à disposição dos taxistas. As taxas praticadas pela instituição pública são mais baixas que as do mercado formal de bancos e outros órgãos, o que gerou demanda por parte dos motoristas.

O tema da feira este ano é: "Turismo Sustentável para o Desenvolvimento", com o crescimento do turismo em Mato Grosso, a demanda por serviços têm aumentado para os taxistas, por isso eles precisam ter condições de atender com qualidade os passageiros.

Por isso a Desenvolve-MT em parceria com o Governo de Mato Grosso oferece uma linha de crédito especial para que os profissionais adquiriram novos veículos.

Uma das opções é a MT Veículos, que financia veículos utilitários e embarcações (novos e usados), motores e acessórios (novos e usados) destinados à atividade econômica para produção ou circulação de bens ou serviços.

De acordo com o presidente da Desenvolve-MT, a reunião foi produtiva, e há muito tempo o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) tem cobrado a iniciativa que beneficie os taxistas.
"É uma linha que têm benefícios, uma taxa de juros bem mais baixa. O intervalo da taxa de juros é de 0.84 à 1.17 e o prazo para pagar é de até 60 meses. O financiamento agora é 80% do valor do veículo, então isso é muito importante", assegura Mario Milton.

O presidente acrescenta que a agilidade no processo para a aquisição dos veículos também é outro ponto importante da concessão do crédito. "Hoje em cinco dias a concessionária libera o financiamento", diz Mario Milton.

Há 14 anos trabalhando como taxista, Abel preside a associação com quase três mil profissionais do setor. Ele ressalta que há muito tempo a categoria aguarda essa oportunidade.

"A frota de Cuiabá não é uma frota velha, mas está cansada. Muitos veículos foram adquiridos antes da Copa do Mundo em 2014, e no desenrolar dos projetos, da construção acabou desgastando-se. Nós não tínhamos asfalto, não tínhamos nada para andar, então aquele veículo que a gente comprou, hoje já está muito usado. Para nós adquirirmos um veículo novo no banco privado é muita burocracia, a taxa de juro é muito alta, então por isso, nós procuramos a Desenvolve-MT pra saber o que pode ser feito pelo taxista. Todos do setor vão saber dessa parceria", afirma Abel.

O presidente da associação também acredita que agora os taxistas vão ter mais competitividade. "A nossa categoria vai ter uma ganho à mais. Estamos sofrendo muito com os novos aplicativos. O carro é uma ferramenta de trabalho e isso vai nos dar um alento e força para continuarmos lutando. Vamos sair de um carro básico para um veículo melhor. Os taxistas desta forma também podem acreditar em Mato Grosso, e o mais importante - a iniciativa vai gerar renda para o nosso Estado", conclui.

Eduardo Domingos é o 1º secretário da Associação dos Taxistas, ele trabalha no ramo há 37 anos, e comemora a oportunidade de trocar o veículo. "Sem dúvida essa linha de crédito chegando com o apoio do Governo vai ser excelente pra nós, porque podemos renovar a nossa frota. Vamos ter carros melhores e atender a necessidade dos passageiros, prestando desta forma um serviço melhor".

A parceria é válida para todos os taxistas que atuam em Mato Grosso e os veículos serão entregues durante a "Caravana da Transformação".

A Desenvolve-MT oferece outras linhas de créditos:

Empresarial

Financiamento de bens ou serviços necessários a implantação, adequação e/ou melhorias das instalações com capital de giro associado.

Fazendo a Feira

Conceder crédito por meio de financiamento ao pequeno empreendedor para a adequação e revitalização de suas estruturas de venda nas feiras livres do Estado de Mato Grosso, fortalecer a cadeia produtiva e contribuir com o desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Empreendedor Individual

Financiamento de bens (novos e usados) ou serviços necessários a implantação, adequação e/ou melhorias das instalações e capital de giro associado.

Giro Mais

Financiamento de capital de giro destinado à realização de operações da empresa, tais como compra de matéria-prima, formação e/ou reposição de estoque e despesas administrativas

Parcerias

Financiamento para aquisição de bens, serviços ou capital de giro necessário ao desempenho das atividades econômicas, preferencialmente de forma associada ou cooperada, vinculada à um Termo de Parceria específico.
Empreendedores

Financiamento de bens (novos e usados) ou serviços necessários a implantação, adequação e/ou melhorias das instalações e capital de giro associado.

Microcrédito pessoa física e jurídica

Financiamento de bens (novos e usados) ou serviços necessários a implantação, adequação e/ou melhorias das instalações e capital de giro associado.

Desenvolve Agro pessoa física ou jurídica

Financiamento para investimentos, custeio da produção e da comercialização de produtos agropecuários.
Fundeic pessoa física

Financiamento de implantação, modernização, relocalização no setor do comercio, indústria e agroindústria, turismo e capital de giroassociado.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp