Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Presos em MT cortam tela de pátio em horário de visita e fogem

Superlotação é um dos problemas, segundo diretoria da unidade

Agência da Notícia com Mídia News

21/07/2014 - 09:30

 Quatro detentos fugiram da Cadeia Pública de Jaciara, cidade a 148 km de Cuiabá, neste domingo (20), no momento em que os reeducandos recebiam visita dos familiares. O diretor da unidade prisional, Isaias Siqueira Ramos, disse em entrevista ao G1 que os presos estavam no pátio onde tomam banho de sol, aguardando as visitas, e cortaram a tela de proteção que cobre o local. Eles conseguiram percorrer pelo telhado e pularam o muro dos fundos da cadeia.

“A fuga ocorreu por volta das 11h [horário local] quando os agentes faziam as revistas e controlavam a entrada de pessoas. Eles conseguiram puxar a tela de proteção e saíram pelos fundos, já que era uma área onde não havia a segurança no momento”, declarou o diretor à reportagem.

A Polícia Militar realiza buscas na região, mas até o momento nenhum deles foi recapturado. Os presos que escaparam da unidade prisional cumpriam pena por homicídio, roubo e furto. Neste domingo, três agentes penitenciários estão trabalhando na cadeia, que conta atualmente com 68 reeducandos, porém, capacidade para 45.

A superlotação é um dos problemas apontados por Isaías Siqueira, ao ressaltar que a cadeia é para presos provisórios. “Hoje temos uma grande quantidade de detentos condenados que deveriam ser encaminhados para o presido de Rondonópolis. Não deveriam estar aqui. A cadeia é para presos provisórios”, pontou. O diretor lembra também que a torre de vigia da cadeia não está em funcionamento há dois anos, o que prejudica o monitoramento interno. Segundo ele, a torre foi desativada após apresentar rachaduras.

Ele disse ainda que já encaminhou ofício para a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) sobre a situação e também para a Comarca do município. No mês de junho, cinco detentos também fugiram da Cadeia Pública de Jaciara e apenas dois foram recapturados pela Polícia Militar.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp