Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

TCE revisa déficit orçamentário de Porto Alegre do Norte, mas desaprova contas

O Pleno da Corte de Contas acolheu um pedido de revisão com efeito suspensivo formulado pelo prefeito Emival Gomes de Freitas.

Agência da Notícia com Redação

08/06/2017 - 08:02

TCE revisa déficit orçamentário de Porto Alegre do Norte, mas desaprova contas

Foto: Agência da Notícia/Reprodução

O déficit orçamentário de 2014 e o índice percentual do orçamento líquido aplicado em educação no município de Porto Alegre do Norte no ano fiscal de 2014 foram revisados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O Pleno da Corte de Contas acolheu um pedido de revisão com efeito suspensivo formulado pelo prefeito Emival Gomes de Freitas.

A decisão foi tomada na sessão plenária ordinária do TCE-MT, realizada nesta terça-feira (06.06), e teve como seu relator o conselheiro Domingos Gonçalo de Campos Neto. O prefeito alegou, no pedido, a ocorrência de suposto erro de cálculo e/ou material no limite aplicado na manutenção e desenvolvimento do ensino e nos resultados deficitários.

Diante da falha alegada, Emival de Freitas requereu a concessão de efeito suspensivo e procedência do pedido a fim de revogar o Parecer Prévio Contrário nº 140/2015 e a emissão de parecer prévio favorável à aprovação das suas contas anuais de governo, exercício 2014.

O conselheiro Domingos Neto, após analisar os autos, acolheu em parte os argumentos do prefeito e encaminhou seu voto no sentido de retificar o percentual dos recursos de impostos aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino pelo município em 2014 de 23,47% para 23,98%; bem como retificar o valor do déficit orçamentário apurado no relatório das contas de governo de 2014, de R$ 1.022.427,41 para R$ 467.054,80.

Ficou ainda consignado no voto, aprovado pela unanimidade dos membros do Pleno, que o parecer prévio pela rejeição das contas de governo de Porto Alegre do Norte, de 2014, deve ser mantido em função da manutenção das irregularidades insanáveis registradas.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp