Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Equipe da prefeitura de São José do Xingu tenta viabilizar campo experimental da Embrapa no município

Agência da Notícia com redação

17/06/2017 - 09:41

 

Uma equipe da prefeitura municipal de São José do Xingu viaja no próximo dia 18 para Sinop, na região norte de Mato Grosso. Isso porque eles serão recepcionadas na sede da Embrapa, instalada naquela cidade dia 19. O objetivo do encontro é viabilizar a criação de um campo experimental da Embrapa no Xingu.

 

A redação do Agência da Notícia conversou por telefone com o secretário municipal de Agricultura de São José do Xingu, senhor Fernando Tulia, ele explicou as intenções com a criação do campo experimental. "Nosso objetivo é trabalhar primeiro com cultivares de soja, milho e espécies de forrageira para pastagens", disse Fernando.

 

As pesquisas feitas na região trariam um resultado mais próximo da realidade das lavouras locais, com as peculiaridades de solo e clima, viabilizando por exemplo a integração lavoura, pecuária e floresta. Fato que já é desenvolvido na sede da Embrapa em Sinop e tem apresentado ótimos resultados.

 

"A gente percebe por exemplo que um cultivar de soja que tem ótimos resultados em Canarana já não tem o mesmo desempenho aqui no Xingu, não tem a mesma resistência e produtividade, vamos conseguir entender porque com a pesquisa, além de encontramos os melhores cultivares para o Xingu", comentou o secretário de agricultura.

 

A Embrapa é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a criação, assumiu um desafio: desenvolver, em conjunto com nossos parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp