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65% não concordam com valor da conta

Agência da Notícia com redação

21/10/2017 - 11:00

Apesar de atingir mais de 98% dos cuiabanos, a distribuição de água ainda apresenta falhas na Capital. Passagem de ar pelos canos, preços exorbitantes e falta de água ainda continua sendo motivo de reclamação dos consumidores. É o que aponta pesquisa realizada no período de 07 a 31 de Agosto em 2.580 residências no município de Cuiabá visando atender a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá – ARSEC, sobre a prestação dos serviços públicos de água e esgoto. 

Uma das constatações da pesquisa é que mais de 30% dos cuiabanos constataram passagem de ar nos canos e 65% está insatisfeito com os preços da fatura. A pesquisa foi realizada em residências abastecidas pelos Sistemas Central ETA I/II; Tijucal (ETA I, II e III); Porto; Ribeirão do Lipa; Coophema; Parque Cuiabá. 

Segundo o levantamento praticamente a totalidade da população de Cuiabá (98,14%) tem sua água abastecida pela rede de distribuição da rua, 1,20% pela rede e por poço domiciliar, 0,50% somente por poço artesiano, 0,08% por poço caseiro e 0,80% não souberam responder. “Em relação ao preço pago pelo serviço de abastecimento, 65,81% da população de Cuiabá consideram caro; 29,65% consideram justo; 3,22% não sabem informar e apenas 1,32% consideram barato”, aponta. Praticamente a totalidade da população de Cuiabá (98,10%) declarou possuir hidrômetro, 1,90% disseram não ter hidrômetro. Em relação à substituição do hidrômetro, 6 em cada 10 cuiabanos declararam ter feito a substituição no último ano, 60,09% disseram que sim, 32,12% não e 7,79% não souberam responder. 

Pouco mais da metade dos respondentes, que declararam ter substituído o hidrômetro no último ano, alegaram que não perceberam nenhuma alteração no valor da conta, 41,49% disseram sim, 53,78% não e 4,73% não souberam responder. “Em relação à passagem de ar, cerca de 6 em cada 10 cuiabanos declararam não ter constatado passagem de ar pelo relógio/hidrômetro, 33,90% sim e 66,10% disseram não”, aponta trecho do estudo. 

O levantamento mostra ainda que praticamente a totalidade da população de Cuiabá (97,75%) declarou possuir caixa d´água/reservatório em sua residência, 97,75% disseram sim e 2,25% não. Entre os que responderam possuir caixa d´água, 47,74% possuem uma caixa inferior e outra superior e 44,25% possuem apenas reservatório superior. Entre os que responderam possuir caixa d´água superior, 86,77% afirmaram que a pressão da água da rede para subir até a caixa d´água é boa ou ótima. 

Cerca de 9 em cada 10 cuiabanos declarou possuir boia na entrada da caixa d´água. Quando questionados sobre a finalidade na utilização da bomba d´água, 12,40% declararam que utilizam para abastecer a caixa d´água superior; 1,28% para melhorar a pressão da água que chega no cavalete, enquanto 86,32% afirmaram que não utilizam a bomba para as finalidades citadas. 

Sobre a frequência que acontece o abastecimento de d´água, mais da metade da população (54,46%) respondeu que a água em suas residências é abastecida todos os dias; 44,42% dia sim, dia não e 1,05% a cada dois dias. O tempo de abastecimento é de 12 horas para 32,91% da população; 8 horas para 30,27%; 24 horas pata 21,98% e 4 horas para 14,84%. 

Pouco mais de 8 em cada 10 respondentes (86,51%) declararam não ter solicitado o abastecimento na concessionária por caminhão pipa na falta de abastecimento por rede. Apenas 8,88% declararam ter solicitado. Do total de 8,88% de respondentes que declararam ter solicitado caminhão pipa junto à concessionária, 64,19% responderam que foram atendidos. 

Outros dados

Pouco mais de 8 em cada 10 respondentes (84,88%) afirmaram não ter constatado vazamento na rede de água na sua rua no último ano. Do total de 15,12% da população que declarou haver constatado vazamento de água na sua rua no último ano, praticamente metade (49,49%) informou que o tempo de vazamento foi de 3 dias; 31,79% de 1 dia e 18,72% de 5 dias ou mais. 

Em relação ao odor na água, 95,43% dos moradores da cidade não constataram qualquer cheiro na água que recebem. Para 93,8% dos moradores da cidade a cor da água que recebem é boa ou ótima. Para 75,93% dos moradores o serviço de abastecimento de água em suas residências é boa ou ótima, enquanto que para 4,07% este serviço é ruim ou péssimo. 

Histórico 

Os serviços de água e esgoto sempre figuraram no ranking de reclamações do PROCON. Desde 2012 os trabalhos eram tocados pela CAB Cuiabá que apresentou diversas irregularidades em auditoria feita pelo município. Depois de uma intervenção por mais de um ano, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), fechou acordo com uma nova empresa para tocar os serviços. Desde agosto as Águas Cuiabá é responsável pela concessão. A nova empresa tem 18 meses para executar um Plano Emergencial de Investimentos na ordem de R$ 204 milhões. Em sete anos deve ser investido R$ 1,4 bilhão. O prazo está estipulado no aditivo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Estado, CAB Cuiabá S/A, CAB Ambiental S/A (ex-acionista controladora da concessionária) e a Prefeitura Municipal de Cuiabá. Esse também é o prazo para regularizar o abastecimento de água. 
 
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