Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 16 de Janeiro de 2019

2 2
:
2 8
:
1 6

Últimas Noticias

Torpedos

Cidadão revoltado

Já passou da hora da prefeitura de Confresa se pronunciar quanto à ÁGUAS DE CONFRESA pelo...

lucas do Pan

Ola gente vamos ver se o novo governo do MT vai construir o nosso hospital aqui no pan. OU É SÓ...

ONDA DE FURTOS

Pessoal já está mais que na hora de pegar esses meliantes que andam roubando em nossa cidade, já...

Campanha Publicitária

Classificados

Lote

Cidade: Confresa

Anunciante: Leandro

Valor: 18.000,000

saveiro g2

Cidade: confresa

Anunciante: Lucas

Valor: 6.000

Kitnet

Cidade: Confresa mt

Anunciante: Verônica Nascimento

Valor: A combinar

Notícias / Artigos e Opinão

25 Out 2017 - 11:10 | Atualizado em 26 Out 2017 - 10:19

Participação de mulheres cresce no mercado de trabalho e nos esportes

Agência da Notícia com Rogerio Vilela.

reprodução

Participação de mulheres cresce no mercado de trabalho e nos esportes (Crédito: reprodução)

Participação de mulheres cresce no mercado de trabalho e nos esportes

Publicidade

Publicidade

Nas últimas décadas, as mulheres têm sido responsáveis por uma participação cada vez maior no mercado de trabalho tradicional e nos esportes. Esse aumento está ligado a uma série de fatores diferentes e representa uma tendência positiva no progresso mundial em relação a busca pela igualdade de gêneros.

O economista Tim Harford, autor best-seller de livros como "O Economista Clandestino", aponta que um dos principais motivos pelo aumento de mulheres em profissões - especialmente aquelas que necessitam de educação superior - é a introdução em larga escala de mecanismos de controle de natalidade como a pílula anticoncepcional. No seu livro "50 Things That Made The Modern Economy" ("50 Coisas que Criaram a Economia Moderna" em tradução livre), que também conta com um podcast gratuito, o autor utiliza um artigo científico da Universidade de Harvard para demonstrar como o uso da pílula permitiu que um número maior de mulheres estadunidenses pudessem frequentar universidades e adiar seus casamentos.

Estas duas decisões são diretamente responsáveis por auxiliar na progressão da carreira de ambos os gêneros, mas quando aliadas a outras conquistas femininas, ajudam a explicar de maneira relativamente simples o aumento expressivo da participação das mulheres nas mais diversas profissões.

história da pílula vai muito além disto, mas basta dizer que ela foi introduzida no Brasil pouco tempo após ser liberada nos Estados Unidos e isto possibilitou que as mulheres brasileiras obtivessem praticamente os mesmos benefícios que as americanas. 

Uma das maiores provas de que esta foi uma decisão acertada é o fato de que atualmente as mulheres já representam quase a metade da força ativa no mercado de trabalho no país.  Até mesmo em cursos tradicionalmente considerados masculinos, como os de engenharia, tem ocorrido um crescimento do número de mulheres matriculadas.
O fenômeno ainda não se reflete completamente em números no mercado de trabalho, mas assim como já ocorreu em outras áreas, como o direito por exemplo, nos próximos anos estas alunas se formarão e os dados passarão a demonstrar a nova realidade.


Além do mercado de trabalho tradicional, as brasileiras também estão muito bem representadas nos esportes. A seleção de vôlei é referência internacional há muitos anos e a jogadora Marta é considerada a melhor da história nos campos do futebol feminino.

Até mesmo em esportes menos tradicionais, como o poker, a presença feminina tem crescido. Além de contar com competidoras profissionais como Márcia Donato, que pratica o esporte há mais de cinco anos e já integrou a equipe tocantinense no Campeonato Brasileiro de Poker, o número de esportistas casuais tem experimentado um aumento expressivo. 

Isto tem se refletido na oferta dos clubes de poker e para atender a alta demanda, há alguns anos espaços dedicados ao esporte como o Queens of Poker de São Paulo passaram a organizam torneios exclusivamente femininos. Com o aumento da participação das mulheres, a tendência é de que este tipo de torneio continue a crescer e a se espalhar pelo resto do país.

Considerando que a população de mulheres brasileiras é ligeiramente maior que o da população masculina, é possível afirmar que ainda falta um pouco para que a igualdade de gênero nos diferentes mercados de trabalho seja plenamente atingida. Apesar disto, todos os dados indicam que, pelo menos neste sentido, o país está seguindo no caminho certo.
 

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

Campanha publicitária
 
Sitevip Internet