Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Sexta-feira 19 de Outubro de 2018

0 2
:
0 4
:
0 6

Últimas Noticias

Torpedos

lucas do Pan

Ola gente vamos ver se o novo governo do MT vai construir o nosso hospital aqui no pan. OU É SÓ...

ONDA DE FURTOS

Pessoal já está mais que na hora de pegar esses meliantes que andam roubando em nossa cidade, já...

Reposta ao Cidadão Portoalegrese

Não sei quem é vc. quanto ao fato narrado, é fato e nem todos sabem, por isso expus, mais muitos...

Enquete

Você já ouviu falar do trabalho ou alguma campanha do TCE no interior do Estado de MT?

Classificados

Stradinha

Cidade: Confresa

Anunciante: Ronaldo

Valor: 19.000, 00

S10 LS 2.4 cd c/ prestações

Cidade: Peixoto de Azevedo

Anunciante: Eduardo

Valor: 3500,00

Lote urbano

Cidade: Confresa - MT

Anunciante: Florinda Abadia de Souza

Valor: A combinar

Newsletter

Notícias / Geral

7 Dez 2017 - 09:53

Projeto encerra o ano com atendimento a quase 200 adolescentes

Iniciativa foi criada por agentes penitenciários de Campo Novo dos Parecis para levar noções de disciplina, respeito e atitudes cívicas a crianças do município

Agência da Notícia com redação

Publicidade

João é um adolescente que tinha muito medo de altura e fazer arvorismo ou praticar atividades em lugares altos era para ele uma tortura. Desde que começou a participar do projeto Agente Mirim, em Campo Novo dos Parecis, o adolescente começou a se sentir mais seguro, a participar de diversas atividades que o estimularam a superar o medo e adquirir autoconfiança. Desde então, ele se tornou um dos mais atuantes da turma do projeto que encerra o segundo ano com quase 200 crianças e adolescentes que foram retiradas de situações de risco e vulnerabilidade na cidade.“Passei a fazer exercícios, a correr, a fazer atividades que me ajudaram a esquecer o medo que eu tinha. Foi muito bom”, diz o pequeno João.

O Agente Mirim foi idealizado por agentes penitenciários de Campo Novo dos Parecis e nasceu da vontade de um grupo em fazer algo para ajudar o público infanto juvenil do município. O projeto formou neste ano 120 crianças e adolescentes e outras 75 são da primeira turma iniciada do ano passado.

Fábio Aguiar é agente penitenciário e coordena o projeto. Ele explica que a base é o desenvolvimento de noções de respeito e disciplina levadas aos alunos por meio de atividades esportivas e educativas. Os agentes da unidade prisional do município participam do projeto conforme a área de formação de cada um, colaborando com o processo de aprendizado. “Orientamos sobre valores morais e dessa forma mostramos caminhos diferentes ao da criminalidade. Os pais nos procuram para que a criança faça parte do projeto e muitos deles estão agradecidos pela forma como o filho mudou de comportamento, tem mais responsabilidade”, afirma o agente.

A adolecente Brisnis Callegaro, 14 anos, entrou na primeira turma do Agente Mirim e hoje é líder no projeto. “Entrei por curiosidade para saber como era. Gostei muito das atividades, de conhecer outros lugares, outras pessoas. E isso ajudou muito no meu relacionamento com minha família”.

Fábio destaca que o auxílio dos pais e apoio do empresariado local, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança são fundamentais para a continuidade do projeto. “Tivemos apoio irrestrito de colegas de outras unidades, com a construção de duas salas, onde o projeto é executado. E queremos continuar as atividades em 2018, pois tem dado muito certo e estamos tendo procura de pais de outras cidades próximas”.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, participou do encerramento das atividades deste ano e observa o empenho dos agentes penitenciários no projeto social. "Uma iniciativa brilhante em que os agentes se uniram para colaborar com a instrução de dezenas de crianças que têm uma oportunidade de não ficar nas ruas, expostas a situações de risco". 


Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet