Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Número de roubos em Cuiabá diminuiu 29% em 2017

Agência da Notícia com redação

20/01/2018 - 09:36

Em 2017 foram registrados em Cuiabá 7.090 roubos. Isso signfica uma redução de 29%, ou 2.889 casos a menos dos que os 9.979 registrados em 2016. Os dados foram divulgados pelo governador Pedro Taques e o secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Garcia, nesta quinta-feira (18.01), no Palácio Paiaguás.

O governador Pedro Taques destacou que os investimentos na Segurança Pública colaboram diretamente com os índices positivos. Taques ainda falou do fato de Mato Grosso ser o terceiro estado que mais investe em segurança pública, de acordo com o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em outubro de 2017 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O governador ainda enfatizou o empenho dos cerca de 15 mil servidores da Segurança Pública. “Quem faz a Segurança Pública são os servidores. Ao governador cabe dar condições para que isso ocorra”.

Para o secretário da Sesp, Gustavo Garcia, os avanços na Segurança Pública se dão por conta do “trabalho sólido entre as instituições”. Gustavo Garcia ainda disse que o trabalho integrado é importante para os bons resultados. “A Sesp acompanha todos os casos de latrocínio para dar uma resposta rápida ao cidadão”.

A redução de roubos na capital mato-grossense foi atribuída pela delegada Luciani Pereira de Lima Barros, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, aos investimentos do Governo do Estado. “É um trabalho de gestão. E teve também o aumento de efetivo e isso é um grande diferencial”.

O comandante em exercício do Comando Regional de Cuiabá, tenente-coronel Dalton Luiz de Magalhães, falou que a presença das polícias Militar e Civil nas ruas impede as ações dos criminosos. “As polícias têm evitado cada vez mais as ações criminosas”.

O número de furtos (quando não há violência ou ameaça) subiu. Ano passado foram 17.957 registros na capital de Mato Grosso e em 2016 foram 15.786. Todos os dados são da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).

Além do governador e secretário de Segurança Pública, participaram da divulgação dos dados chefes das forças de segurança ou representantes da: Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Politec.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp