Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Pequenos produtores investem no cultivo de arroz com incentivo do governo

Grupo se associou para buscar crédito na agência de fomento do estado, que tem uma linha específica para produção de grãos

Milena Silva | Desenvolve-MT

14/03/2018 - 14:05

Nove famílias do Assentamento Forquilhas do Manso, no município de Rosário Oeste (113 km de Cuiabá), estão cultivando arroz com incentivos da linha de crédito “Desenvolve Agro” e “Aval Solidário”.  A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - Desenvolve MT em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) e a Prefeitura do Município se juntaram para estimular a geração de emprego e renda no município.

O investimento feito pelos produtores com recursos da linha de crédito da Desenvolve MT foi de R$ 179 mil, com uma área cultivada de 180 hectares de arroz, que deve ser colhido até em abril. Para garantir a venda da produção, uma cooperativa da cidade de Nova Mutum se comprometeu a comprar o grão assim que começar a colheita.

“Há 20 anos pleiteávamos o assentamento para a nossa primeira plantação. Até que fizemos um grupo de apoiadores junto com a Desenvolve MT, secretaria de Agricultura do Estado, vereadores, Prefeitura e sindicatos da região, que não mediram esforços e nos ajudaram a realizar esse sonho que já no mês de abril será concretizado. Eu, em nome dos outros produtores, gostaria de agradecer o presidente da Desenvolve MT, por ter vindo averiguar a nossa plantação”, afirmou o agricultor Márcio Guedes , que preside a Associação dos Produtores de Arroz da Forquilha do Manso (APROF).  

O Aval Solidário funciona como apoio entre o grupo que toma o empréstimo da agência. Caso haja atraso nas parcelas, o grupo se responsabiliza pela quitação do débito.

A Desenvolve MT vem estimulando o setor da agricultura familiar com a linha de crédito “Desenvolve Agro” e incentivando a produção de grãos em pequenas propriedades no Estado. “A taxa que a Agência oferece para os produtores é de 13.8% ao ano. Essas famílias pleitearam com a nossa equipe em novembro de 2017, sendo que a plantação do arrozal começou em dezembro. Então o nosso maior objetivo é facilitar o empréstimo, oferecendo as nossas linhas de créditos para o pequeno produtor avançar”, pontuou o presidente da agência, José Adolpho Avelino Vieira Filho. 

Para o prefeito de Rosário Oeste, João Balbino, a aquisição foi um sucesso. “Outros produtores estão nos procurando para obter informações de como adquirir a linha de crédito da Desenvolve MT, porque se sentiram contagiados vendo o sucesso que está sendo a plantação do arroz. A experiência foi sem dúvidas o melhor negócio rentável para estes produtores”, vibrou o prefeito.

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp