Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

PMs denunciam índios por ameaça após confusão em estádio de futebol em São José do Xingu

De acordo com a polícia, índios e não índios jogavam pela Copa São José do Xingu, quando começou uma briga entre os jogadores. Polícia tentou intervir com o uso de spray de pimenta e foi acuada por índios, diz denúncia.

G1/MT

24/04/2018 - 09:46 | Atualizada em 24/04/2018 - 09:51

PMs denunciam índios por ameaça após confusão em estádio de futebol em São José do Xingu

Foto: Reprodução

Policiais militares registraram boletim de ocorrência contra indígenas da etnia Metuktire depois de uma confusão durante um jogo no estádio municipal Eli Barbosa Lima, em São José do Xingu, na noite de domingo (22).

O jogo fazia parte da Copa São José, que inclui times da região do Xingu e é realizado há 11 anos.

De acordo com a Polícia Militar, os índios da aldeia Piaraçu, no município, acuaram e agrediram verbalmente policiais que faziam a segurança e intervieram em uma briga entre os jogadores índios e não índios. Segundo a polícia, eles se revoltaram com o uso do spray de pimenta.

A denúncia foi registrada por nove policiais militares.

A PM informou que o time de índios da etnia Metuktire jogavam contra não índios. Em determinado momento, o time dos não índios fez um gol e, enquanto os jogadores comemoravam, os índios voltaram rápido para o campo, tentando retomar o jogo sem a presença do time adversário.

Um dos jogadores do time dos não índios se revoltou com a atitude dos indígenas e chutou a bola para fora campo. Assim, começou uma briga envolvendo vários jogadores.

Para tentar acalmar os ânimos, os policiais que estavam fazendo a segurança no estádio usaram spray de pimenta. A confusão foi acalmada por alguns instantes, mas, em seguida, os índios passaram a acuar os policiais e a agredi-los verbalmente, conforme a polícia.

Os policiais ficaram cerca de 1 hora cercados pelos índios e, depois de negociação, foram liberados.

Para reforçar a segurança, mais de 20 policiais das cidades vizinhas foram convocados para atuar em São José do Xingu. As equipes chegaram por volta de meia-noite e permaneceram na cidade por aproximadamente 2 horas e meia.

O G1 tentou contato com os índios da aldeia Piaraçu, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Um indígena da mesma etnia dos jogadores que se envolveram na briga fez uma postagem na página dele no Facebook, dizendo que algumas pessoas culpam a polícia e outros culpam os índios pela confusão no estádio.

Também entramos em contato com a prefeitura, mas ninguém atendeu às ligações.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp