Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Confresa enfrenta surto da síndrome mão-pé-boca; veja como se prevenir

Redação | Agência da Notícia

23/05/2018 - 08:40 | Atualizada em 23/05/2018 - 15:23

Confresa enfrenta surto da síndrome mão-pé-boca; veja como se prevenir

Foto: Reprodução/Ilustrativa

Confresa enfrenta o surto de uma doença até então pouco conhecida pela maior parte da população, a síndrome do mão-pé-boca. A doença provocada pelo vírus Coxsackie é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças menores de 5 anos. Por enquanto, não existe vacina para combater a enfermidade, mas é possível evitar a transmissão com alguns cuidados simples.

A síndrome mão-pé-boca é facilmente confundida com outras doenças, o que pode dificultar o diagnóstico. Ela provoca feridas e bolhas nessas partes do corpo, sendo que na região da boca ela também afeta a garganta e o pescoço. Apesar de parecer assustadora, a doença tem evolução autolimitada, o que significa que tem um período certo de duração, que varia de 4 a 6 dias.

Mães que residem no municipio relataram  nos últimos dias casos provenientes da síndrome  em Confresa. Como a síndrome não é uma Doença de Notificação Compulsória, apenas os surtos são notificados.

Sintomas:

Geralmente a doença começa com febre, entre 38°C e 38,9°C. A partir do segundo dia as lesões aparecem nos pés e nas mãos, mas de forma moderada, pequena e sem dor. Em alguns casos surgem, também, na área das coxas e nádegas, o que pode ser confundido com assadura.
Todos os sintomas costumam desaparecem entre 5 e 7 dias. Porém, as bolhas podem permanecer por até quatro semanas. Mesmo depois de recuperada, a pessoa infectada pode transmitir o vírus pelas fezes pelo mesmo período.

Tratamento: 

É importante estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças que também provocam estomatites aftosas ou vesículas na pele. Não há tratamento específico para a síndrome. Em geral ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é realizado com antitérmicos e anti-inflamatórios com o objetivo de tratar os sintomas. Durante o período da doença, o paciente tem que ficar em repouso, alimentar-se bem e beber muito líquido para evitar desidratação.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp