Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 20 de Outubro de 2019

1 9
:
0 4
:
2 7

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Internauta AN

publicidade

Notícias / Geral

3 Abr 2014 - 08:15

Levantamento aponta 27 casos de gripe H1N1 este ano em Mato Grosso

Notificações foram confirmadas em Cuiabá, Várzea Grande e Colíder. No último ano, 11 pessoas morreram vítimas da doença no estado.

Agência da Notícia com G1 MT

Publicidade

 Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (Ses) aponta que somente este ano Mato Grosso registrou 27 casos suspeitos de gripe A/H1N1, sendo que cinco deles foram confirmados. Os registros da doença ocorreram em Cuiabá, Várzea Grande, região metropolitana da capital, e em Colíder, entre 1º de janeiro a 1º de abril. Até o momento, segundo a secretaria, nenhum caso de morte por conta da doença foi registrado.

Em 2013 foram registrados 190 casos da gripe A/H1N1 em todo o estado. Deste total, 15 foram de Influenza A, 15 de influenza B, oito notificações de influenza H3N2 e nove por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Além disso, dois casos ficaram inconclusivos, 116 notificações foram descartadas. Onze pessoas morreram vítimas da doença.

De acordo com a secretaria, medidas simples de higiene pessoal podem prevenir a contaminação pela gripe. Entre elas estão: lavar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendado que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies, usem lenço de papel descartável e protejam a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
Já as pessoas doentes, a recomendação é para não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença, que é de até sete dias após o início dos sintomas. Além disso, deve-se evitar aglomerações e ambientes fechados. O ambiente doméstico deve ser arejado e receber luz solar. A ingestão abundante de líquidos também ajuda na cura, conforme a secretaria.

 
Sitevip Internet