Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Maria Lúcia é a primeira em MT a lançar pré-candidatura ao Senado

A pré-candidatura de Maria Lúcia ao Senado se estrutura a partir do eixo “Desenvolvimento com justiça social”, com destaque para sua área de atuação que é a educação.

Maria Lúcia é a primeira em MT a lançar pré-candidatura ao Senado

Foto: Reprodução

Na ultima quinta-feira (12), a ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder (PCdoB) faz o primeiro lançamento oficial de  pré-candidatura ao Senado em Mato Grosso neste ano. Os comunistas integram a aliança em torno do senador Wellington Fagundes (PR), que se articula para disputar o governo agregando ainda PR, MDB, PP e PTB. O ato político acontece no auditório Bem-te-vi do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, a partir das 19h.
O evento contará com a participação de apoiadores das comunidades acadêmicas da UFMT, IFMT e UNEMAT, dos movimentos sociais e dos pré-candidatos a proporcional do PCdoB. Lideranças políticas da aliança, incluindo o próprio Wellington, devem participar do lançamento de Maria Lúcia ao Senado.

Para presidência da República, o PCdoB lançou a deputada estadual gaúcha Manuela D’ávila. Segundo Maria Lúcia, a pré-candidatura deve se consolidar diante da dificuldade de unir a esquerda e as forças progressistas no primeiro turno.

"O PCdoB está firme com Manuela. Ao mesmo tempo que nossa pré-candidatura ao Senado está sendo contruída, estamos articulando o palanque para a presidenciável em Mato Grosso. A pré-candidatura presidencial do PCdoB é uma realidade diante da necessidade de defender a democracia com desenvolvimento nacional", disse Maria Lúcia em visita ao . 

  A pré-candidatura de Maria Lúcia ao Senado se estrutura a partir do eixo “Desenvolvimento com justiça social”, com destaque para sua área de atuação que é a educação. Temas como distribuição de renda, geração de emprego, justiça tributária, redução das desigualdades regionais e ampliação do investimento em educação, saúde e segurança públicas fazem parte do programa que está sendo elaborado.

 “Tenho percorrido o nosso Estado, conhecendo de perto nossos problemas. Também sinto um forte desejo dos colegas da educação em torno da formação de uma frente em defesa do ensino. Estamos dialogando e lançamos agora o nosso manifesto, com os temas centrais de nossa pré-campanha que, no futuro próximo, será a nossa campanha”, destacou Maria Lúcia.

Trajetória

Ex-reitora da UFMT por duas gestões, ex-presidente da ANDIFES - associação dos reitores das universidades federais do país - e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras para a internacionalização, Maria Lúcia também fez parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil.

Em seu período de reitoria, criou mais de 70 novos cursos de graduação e de pós-graduação, com o número de estudantes de graduação saltando de 17.124 para 32.444.

À frente da UFMT, contratou 1.351 professores, 701 técnicos administrativos, fez 215 obras, edificando dois novos campi universitários em Barra do Garças e Sinop, ampliando, ainda, consideravelmente, o campus de Rondonópolis, que, recentemente, se transformou em Universidade Federal. 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp